10.07.2009

Piraí Fest tem chef de fama internacional para homenagear culinária francesa

Piraí, no Sul fluminense, prepara-se para a 8ª edição do Piraí Fest que, este ano, traz uma programação cultural e gastronômica especial para comemorar o Ano da França no Brasil. O evento, que começa no dia 8 de outubro e vai até o dia 12, terá um jantar, com o tema "A Influência Francesa na Gastronomia Brasileira", preparado pelo famoso chef internacional Claude Troisgros, do restaurante Olympe e apresentador do programa Menu Confiança, do canal GNT.(foto)
Quem quiser comprar convites para o jantar, que acontece às 19h do dia 9 de outubro, na Casa de Visitas da Light, deve fazer reserva pelo telefone (24) 2431-9978.
Outros pratos serão preparados ao longo da festa. Para prepará-los, nomes de sucesso da gastronomia brasileira: Flávia Quaresma (Q. Criações), Paquito (Parador Valencia Restaurante), Mariana Palmeira (Restaurante Yuca), Conceição Neroni (Perone Buffet), Mônica Rangel (Restaurante Gosto com Gosto), Paulo Pinho (Sagrada), Paulo Neroni (Marguta Cittá), William Chen Yen (Restaurante Babel), Pietro Neroni (Borsalino), Tereza Paim (Castelo Garcia D’Avila), Eduardo Cunha (Bráz), Fernanda Lucas (Parador Valencia Restaurante), Thomas Troisgros (CT Brasserie), filho de Claude, e Ivo Faria (Vecchio Sono). Haverá vendas de convites para todos os jantares. Os participantes ainda darão cursos e vão protagonizar concursos com pratos típicos. Todos terão como base os dois principais produtos da cidade: a tilápia e a macadâmoa.
Estimativa de público e segurança
A Comissão Organizadora do evento prevê, para os cinco dias, a visita de 90 a 100 mil pessoas. Por isso, o esquema de segurança será reforçado, com aproximadamente 20 câmeras espalhadas por vários pontos de Piraí. "O Piraí Fest sempre foi uma festa tranquilha, segura, onde as pessoas têm podido se divertir à vontade, despreocupadas. Esse aspecto, inclusive, é um dos motivos que têm feito crescer o festival. Com a instalação das câmeras, vamos poder monitorar tudo o que acontece e aumentar a sensação de segurança", explicou o secretário municipal de Governo, Gustavo Tutuca.
Transporte gratuito
A prefeitura vai oferecer ônibus gratuito entre a Rodoviária Thereza Bastos Muller e o Centro de Eventos, onde vão acontecer os show de Alda Célia (dia 8), Bruno e Marrone (dia 9), Jeito Moleque (dia 10) e Jammil (dia 11), além de bandas locais. No primeiro dia, os veículos começam a circular às 17h e continuam até duas horas após a apresentação de Alda Célia, que começa às 19h, terminar. Nos outros dias, a circulação será entre as 21h e 5h da manhã.
Para aqueles que forem de carro, haverá três estacionamentos pagos: um no Parque de Exposições Mata do Amador e dois nas proximidades do Centro de Eventos. Para evitar transtornos, pela quantidade limitada de vagas pagas, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Luizinho Vidal, pede que os moradores usem os ônibus da cidade. Ele lembra ainda que somente carros credenciados terão acesso às ruas do centro durante o festival.

Nenhum comentário: