8.03.2009

EXPOSIÇÃO DO OUTRO LADO DA LINHA...

ENTRE RIOS, PALMEIRAS E LÍRIOS

Comemoração dos 10 anos do Centro de Cultura Fazenda da Posse e homenagem a Clécio Penedo

Carla Gioavana Castro Rolim

As telhas com várias águas, grandes beirais que avançam com cachorrada esbelta, águas quebradas, características típicas da arquitetura mineira. O pé direito em ambos os pavimentos, com predominância de cheios em relação aos vãos. Vergas retas e de arco abatido, estrutura aparente e irregularidade na distribuição dos vãos. Pedra no embasamento, pau-a-pique nas alvenarias externas e internas e estrutura aparente. Estrutura mineira: esteios aparentes e pintados com cores fortes. Modular e ritmada na maioria dos casos, em outros, ausência de um ritmo constante.

Em 20 de agosto de 1999 Clécio Penedo reuniu 13 artistas, que participaram com seu mestre do evento que inaugurou o Espaço Cultural SESI – Fazenda da Posse, hoje conhecido como Centro de Cultura Fazenda da Posse. Naquele ano as artistas apresentaram a coletiva DO OUTRO LADO DA LINHA, na qual mostraram trabalhos produzidos a partir do repertório de possibilidades plásticas das ruínas do casarão. Durante todos esses anos o grupo retratou com muita propriedade o real e o imaginário do seu tempo. Pesquisando, estudando e criando trabalhos de dimensões e técnicas diversas, esteve sempre atento a aspectos singulares, poéticos e provocadores do olhar feminino sobre importantes questões contemporâneas.

Dez anos depois esta exposição reafirma o Centro de Cultura que continua do outro lado da linha, ainda hoje entre trilhos, mas também entre frondosas palmeiras e belos canteiros de lírios amarelos. Nesta mostra revela-se à comunidade de Barra Mansa e região a trajetória do Centro de Cultura e de cada participante através de seus pensamentos e imaginação criativa. Elas foram convidadas a criar uma obra que dialogue com o espaço expositivo ao mesmo tempo em que comunique suas experiências, vivências e conhecimentos a cerca do homem e do mundo em que vivem enfatizando sua relação com este espaço ao longo desses anos e a importância do artista plástico, professor e orientador, Clécio Penedo.

As artistas propõem ao observador, reflexões sobre a importância histórica do prédio e sua trajetória criando inter-relações entre o indivíduo, o grupo, o casarão, a comunidade, a arte, a cultura e a importância de Clécio Penedo para o Centro de Cultura, para a cidade e região.

Adriane Celli – Ana Lambert – Dalva Reis – Eliane de Andrade – Glória Carvalho – Izaura Torres – Jorgete Gac – Maria Lila Fonseca– Rita Penedo – Margaret Fortes – Nadéia de Souza – Nudette Sourial – Rosa Ferri

Abertura: 07 de agosto de 2009 às 20h – com a presença da Camerata – Concertos didáticos – Projeto música nas escolas
Duração: 08 de agosto a 13 de setembro
O Centro de Cultura Fazenda da Posse funciona de Quarta a Domingo, das 11h às 17h, exceto feriados.
Centro de Cultura Fazenda da Posse – Rua Dário Aragão nº 02 – Centro – Barra Mansa - RJ

Nenhum comentário: