8.03.2009

IMS comemora os 100 anos de Burle Marx com programação especial em agosto


Na próxima terça-feira (04.08), Roberto Burle Marx completaria 100 anos. Em homenagem ao centenário do paisagista, o Instituto Moreira Salles promove em agosto, em sua sede da Gávea, extensa programação com exposição fotográfica, lançamento de guia paisagístico, distribuição de mudas, visitas monitoradas e atividades infantis.
O "Guia dos jardins de Roberto Burle Marx no Instituto Moreira Salles", que está sendo lançado pelo IMS, traça roteiro e explica os vários pontos de destaque dos jardins da casa, como o mural de azulejos desenhado pelo próprio paisagista, o jardim geométrico, o jardim de entrada, o lago, entre outros.
As explicações técnicas de botânica são acompanhadas por textos da jornalista Maria Guimarães, doutora em biologia pela Universidade da Califórnia, e do filósofo e sociólogo Jacques Leenhardt, professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.
Do dia 8 ao dia 27,
50 imagens de Marcel Gautherot (1910-1996) ficarão expostas no IMS. As imagens, que são do acervo fotográfico do Instituto, são uma amostra do intenso diálogo artístico que se estabeleceu entre o fotógrafo e Burle Marx, ambos igualmente apaixonados pela natureza e pela gente brasileira
Confira a programação completa:
SÁBADO (01.08)
17h - Contação de história e oficina de jardinagem: "O menino do dedo verde". Após a apresentação do clássico de Maurice Druon, o grupo ensina como fabricar mudas de alpiste. Idade mínima: 3 anos.
DIA 8 DE AGOSTO
11h - Visitas guiadas
17h - Visita com atividades no jardim e no ateliê do IMS, baseada nos trabalhos de Burle Marx.
DIA 15 DE AGOSTO
17h - Ateliê infantil: desenho de botânica no jardim do IMS.
DIA 22 DE AGOSTO
11h - Visitas guiadas
17h - Teatro: "Sobre o caminhar". Peça baseada no livro "As cidades invisíveis", de Italo Calvino, que propõe passeio interativo pelo jardim do IMS
DIA 29 DE AGOSTO
17h - Contação de história: "A semente não mente".
DE 8 A 27 DE AGOSTO
Exposição Burle Marx por Gautherot.
De terça a sexta, das 13h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.
@@@
Instituto Moreira Salles:
Rua Marquês de São Vicente 476, Gávea -
3284-7400. Grátis. Livre

Nenhum comentário: