7.20.2009


OBESIDADE

A Obesidade é reconhecida hoje como importante problema de saúde pública. É doença crônica, progressiva, fatal, geneticamente relacionada e caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura e desenvolvimento de outras doenças. O número de obesos no Brasil e no mundo tem aumentado com muita rapidez.

Um estudo comparativo do Setor de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP mostrou que, em apenas duas décadas (entre 1974 e 1997), o número de pessoas obesas no Brasil quase triplicou. Outra pesquisa, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), indicou que o aumento da obesidade é um problema que atinge vários países.

A obesidade é uma doença que depende de vários fatores para se desenvolver: a genética da pessoa, fatores culturais e étnicos, sua predisposição biológica, estilo de vida e principalmente hábitos alimentares.

As pessoas, no entanto, engordam por uma simples questão: consomem mais calorias do que gastam. Em outras palavras, não se alimentam de forma equilibrada e muitas levam uma vida sedentária. Se o corpo não usa a energia que ingeriu, por meio de atividades físicas, essa energia se transforma em gordura e se acumula no corpo, causando o aumento de peso.

Como a perda de peso é algo que requer muita força de vontade e disciplina, melhor do que combater é prevenir. O cuidado com a obesidade começa já na infância.

Além dos problemas psicológicos, a obesidade está relacionada a problemas de saúde que incluem: Diabetes tipo 2, Doenças Cardiovasculares, Hipertensão Arterial, Colelitíase ( calculo de vesícula) e Esteatose Hepática (acumulo de gordura no fígado), complicações nas articulações como osteoartrite e gota, problemas pulmonares incluindo apnéia do sono e no sistema reprodutivo de mulheres. A obesidade também está relacionada a taxas mais altas de incidência de certos tipos de câncer.

Uma dieta saudável deve ser incentivada desde a infância, evitando que a criança apresente peso acima do normal. Além disso, atividades físicas, lazer são a melhor forma de prevenir a obesidade.

Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
Centro - (24) 3322-3715
Vila Nova - (24) 3326-5487

Nenhum comentário: