7.20.2009

Ciclo de palestras na ABL traz visões diferentes sobre as relações Brasil-França

João Pimentel

RIO - Mais de 400 anos depois de Villegagnon, uma nova invasão: oito dos mais renomados intelectuais que atuam no meio acadêmico francês, nas áreas de filosofia, filologia, literatura, historiografia e antropologia, além da crítica, participam do ciclo de palestras "A França volta ao Petit Trianon", que acontece até quinta-feira (23.07), na Academia Brasileira de Letras. As conferências, coordenadas pelo presidente da casa, Cícero Sandroni, serão abertas ao público e terão tradução simultânea.
O ciclo foi criado por Sandroni a partir da reforma do Petit Trianon, sede da Academia desde 1923, quando o prédio foi doado pelo governo francês. O imóvel histórico é uma réplica idêntica à construída por Maria Antonieta no Palácio de Versalhes.
- A rainha queria um espaço dentro do palácio para ter a sua intimidade. Essa foi a origem do Trianon original. O arquiteto Antoine Gabrielli criou então essa joia neoclássica. O próprio Lúcio Costa atestou a perfeição da cópia. Como o Ano da França no Brasil coincidiu com a restauração que recuperará o projeto original, decidimos fazer o gesto simbólico de devolução do prédio - diz Sandroni.
Ele lembra que o prédio, originalmente, foi sede do pavilhão francês nas comemorações do centenário da independência do Brasil, em 1922. Desta época, por exemplo, é o prédio que abriga o consulado americano, na mesma Avenida Presidente Wilson, antiga Avenida das Nações.
Confira a programação completa do ciclo:

TERÇA-FEIRA (21.07): 10h - "Francofilia" (Commment peut-on être francophone?)
Xavier North - Linguista e Delegado Geral da Língua Francesa do Ministério da Cultura e das Comunicações da França.
11h20m: "O francês e o português entre as línguas românicas" (Le Français et le Portugais parmi les langues romanes)
Henriette Walter - Linguista e professora na Universidade Haute-Bretagne em Rennes,
Membro do Conceil International de la Langue Française, é conhecida internacionalmente como uma das maiores especialistas em Fonologia. É autora de Aventura das línguas no ocidente (Mandarim Editora 2001).
***
QUARTA-FEIRA (22.07):
10h: "Ficção teórica" (Fiction Thèorique)
Henri-Pierre Jeudy - Sociólogo. Pesquisador e professor do Centre de la Recherche Scientifique e do Laboratório de Antropologia das Instituições e das Organizações Sociais. Autor de obras sobre o pânico, o medo, a catástrofe, as memórias coletivas e os patrimônios. Ente seus livros publicados: O corpo como objeto de arte (Estação Liberdade, 2002), Le Désir de catastrophe (Aubier, 1990).
11h20m: "O Brasil e o 'modelo' francês" (Le Brésil et le 'modèle' français)
Pierre Rivas - Professor Emérito de Literatura Comparada na Universidade Paris X. Tradutor e autor do primeiro estudo sistemático sobre a presença do Brasil e de Portugal nas letras francesas de 1880 a 1935, publicado no Brasil com o título "Encontro entre literaturas: França, Portugal e Brasil".
***
QUINTA-FEIRA (23.07): 10h: "Imprensa e livrarias de origem francesa" (Perdition et découverte: presse et librairies d'origine française)
Jacqueline Penjon - Professora de Língua, Literatura e Civilização Brasileira na Universidade Paris III. Autora da tese "Ser professor de português em Paris".
11h20m: "A História, representação do passado e medida do tempo" (L'Histoire, reprèsentation du passé et mesure du temps)
Roger Chartier - Diretor da École des Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, Professor especializado em história cultural e história da leitura. Entre seus livros publicados no Brasil: História da vida privada (Cia das Letras, 2009); Inscrever e apagar (UNESP, 2007), Do palco a página (Casa da Palavra, 2002).

Academia Brasileira de Letras - Av. Presidente Wilson 203, Castelo. Tel.: 3974-2500

Nenhum comentário: