6.01.2009
TRANSTORNO ALIMENTAR
Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades. Os principais tipos de Transtornos Alimentares são: a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Essas duas patologias são intimamente relacionadas por apresentarem alguns sintomas em comum, uma idéia prevalente envolvendo a preocupação excessiva com o peso, uma representação alterada da forma corporal e um medo patológico de engordar. Em ambos os quadros os pacientes estabelecem um julgamento de si mesmo indevidamente baseado na forma física, distorcida.
O impacto que os Transtornos Alimentares exercem sobre as mulheres é mais prevalente, mas a incidência masculina está aumentando assustadoramente. A Vigorexia (Desenvolvimento muscular), por exemplo, tem sido predominante nos homens, mas já se estão detectando casos de mulheres obcecadas pelo músculo.
ANOREXIA NERVOSA
A Anorexia nervosa é um transtorno emocional que consiste numa perda de peso derivada e num intenso temor da obesidade. A Anorexia Nervosa acomete preferentemente a mulheres jovens entre 14 e 18 anos.
Os sintomas mais freqüentes são:
Medo intenso a ganhar peso, mantendo-o abaixo do valor mínimo normal.
Pouca ingestão de alimentos ou dietas severas
imagem corporal distorcida
Sensação de estar gordo quando se está magro
grande perda de peso (freqüentemente em um período breve de tempo)
Sentimento de culpa ou depreciação por ter comido
Hiperatividade e exercício físico excessivo
Perda da menstruação
Excessiva sensibilidade ao frio
Mudanças no caráter (irritabilidade, tristeza, insônia, etc.)
BULIMIA NERVOSA
Bulimia Nervosa é um transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo (as crises bulímicas), seguido por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso corporal, preocupação esta que leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua saúde. A Bulimia Nervosa também acomete preferentemente a mulheres jovens ainda que algo maiores que em Anorexia.
Os sintomas mais freqüentes são:
* Comer compulsivamente, escondido.
* Preocupação constante em torno da comida e do peso,
* Condutas inapropriadas para compensar a ingestão excessiva com o fim de não ganhar peso, tais como o uso excessivo de fármacos, laxantes, diuréticos e vômitos auto-provocados.
* Erosão do esmalte dentário, podendo levar à perda dos dentes,
* Mudanças no estado emocional, tais como depressão, tristeza, sentimentos de culpa e ódio para si mesma.
Nutrição para transtornos alimentares
Uma boa nutrição é essencial a todos e especialmente às pessoas em recuperação de um transtorno alimentar. O tratamento deve ser orientado por um nutricionista, ao de um psicoterapeuta.
Parte de um plano de tratamento eficaz consiste em ajudar a pessoa a regressar a um padrão de alimentação saudável. O corpo de uma pessoa que tem passado fome está num estado terrível e precisa de alimentos nutritivos para recuperar energia, restabelecer o equilíbrio químico e melhorar a clareza mental.
Os seguintes alimentos podem ajudar na recuperação de um transtorno alimentar:
● Alimentos integrais concedem nutrientes que revitalizam o corpo. O pão de centeio integral, arroz integral, fruta e legumes frescos e carnes magras darão aos corpos desgastados um aumento de energia. As comidas processadas oferecem açúcar, xarope de milho com alto teor de frutose, gordura, cereais refinados e muito pouco no que diz respeito a nutrientes;
● O cálcio presente em produtos lácteos magros e vegetais folhados ajudam a fortalecer os ossos e os dentes. As dietas excessivas roubam cálcio aos ossos, tornando-os frágeis. As jovens que sofrem devido a um transtorno alimentar mostraram ter uma massa óssea semelhante à de mulheres idosas. Para além do mais, vomitar em excesso destrói o esmalte dos dentes;
● Carnes magras, legumes e peixe proporcionam as proteínas necessárias para o corpo mal nutrido precisa;
● Os ácidos gordos do Ômega 3 encontrado no peixe, ovos e nozes, estimulam o coração. Quem sofre de anorexia corre o risco de ter problemas cardíacos e arritmia cardíaca, pois o corpo não tem gordura suficiente para sustentar o funcionamento cardíaco.
● Os líquidos e sódio da água e bebidas desportivas são necessários para restabelecer o equilíbrio de eletrólitos e restituir a perda de água devido à desidratação provocada por vomitar em excesso, ou pelo uso de laxantes e de diuréticos.
Os atletas que sofrem de transtornos alimentares precisam de aconselhamento nutricional especializado. esportes como a luta livre, corrida, ballet e ginástica, que dão ênfase a corpos magros, apresentam um número excepcionalmente elevado de praticantes com transtornos alimentares. Estes atletas restringem a comida, têm um índice de massa corporal muito baixo, abusam de bebidas protéicas e suplementos e tentam perder o peso da água com diuréticos e saunas.
Os atletas devem concentrar-se numa alimentação baseada em alimentos em vez de suplementos, carboidratos e gorduras para a energia, proteínas para os músculos, eletrólitos (sais minerais) e vitaminas para manter o desempenho e o equilíbrio nutricional.
As práticas de boa nutrição podem ajudar a prevenir transtornos alimentares. Os jovens vão buscar a sua imagem corporal e auto-estima ao mundo que os rodeia. Envolver as crianças na preparação da comida e ensinar a eles, reconhecer imagens corporais realistas pode prepará-las para hábitos saudáveis que podem ser úteis ao longo da vida.
Procure sinais de aviso que possam indicar que uma pessoa jovem possa estar a caminho de um transtorno alimentar: contar obsessivamente as calorias de tudo o que se come, só ingerir alimentos pobre em gordura, dizer que está gorda, quando de fato está muito magra, abusar de laxantes, pesar constantemente e fazer exercício em excesso são sinais de alerta e um especialista deve ser procurado imediatamente. Incentivar as crianças e adolescentes em desenvolver hábitos alimentares saudáveis é a melhor maneira de evitar um transtorno alimentar.
Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
Centro – 3322- 3715
Vila Nova – 3326 – 5487
Celular – 8813 – 4072
sandranutti@yahoo.com.br
Marcadores:
Nutrição
Nenhum comentário:
Postar um comentário