5.06.2009


O Estádio de General Severiano em 1938, na época do Botafogo Football Club




NA INAUGURAÇAO DE GENERAL SEVERIANO, TIME DAS LARANJEIRAS CONHECE A FORÇA DE PATESKO

No dia 28 de agosto de 1938, quando o ainda Botafogo Football Club recebeu o Fluminense Football Club para uma partida amistosa na inauguração do Estádio de General Severiano.
Na oportunidade, a diretoria havia conseguido fazer inúmeras obras e apresentou, para a cachorrada da época, um estádio com capacidade para oito mil pessoas e gramado com um moderno sistema de drenagem. A solenidade contou com a presença do presidente Getúlio Vargas e várias personalidades do meio político e social do Rio de Janeiro. A celebração teve momentos de muita emoção, como a colocação no centro do gramado de um mapa do Brasil com os estados desenhados com cores diferentes. Em cada um foram depositadas pequenas quantidades de terra trazidas de cada estado.

O JOGO - O adversário começou melhor, mas a defesa composta por Nariz, Bibi e Canalli não dava a menor chance. Aos 20 minutos, o Botafogo Football Club abriu o marcador. Paschoal cruzou com perfeição para Patesko. O ponta avançou, driblou Moisés e chutou firme, sem defesa para Batatais. O primeiro tempo terminou com 1 a 0 para o Glorioso de General Severiano. Porém, as melhores emoções estavam guardadas para o segundo tempo. O Botafogo entrou forte e com disposição para

liquidar o adversário. Théo cobrou escanteio da direita, Carvalho Leite ajeitou de cabeça para Patesko, que fez 2 a 0. Logo depois, Bioró fez o primeiro do Fluminense. Mas foi o Botafogo, que voltou a crescer no jogo para fazer 3 a 1. Um golaço de Perácio, que dominou na entrada da área, venceu cinco adversários e na saída de Batataes, deu um toque de categoria na bola. Nos minutos finais, Sandro fez o segundo do Fluminense.

Amistoso

Inauguração do Estádio de General Severiano

Botafogo: Aymoré Moreira; Bibi e Nariz; Zezé Moreira, Martim (Del Popolo) e Canalli; Théo, Paschoal (Nélson), Carvalho Leite, Perácio e Patesko.

Fluminense: Batataes; Moisés e Guimarães (Machado); Santamaria, Brant e Orozimbo; Bioró (Novelli), Romeu, Sandro, Tim e Hércules.


Data: 28/8/1938
Local: Estádio de General Severiano
Árbitro: José Ferreira Lemos
Gols: Patesko, aos 20 do primeiro tempo. Pakesto, Perácio, Bioró e Sandro, todos no Segundo tempo.

Nenhum comentário: