3.14.2011

Projeto celebra os 80 anos de nascimento de Sivuca

Começa no próximo dia 19, sábado, a série Sanfoneando - 80 Anos do Mestre Sivuca, projeto que visa homenagear e celebrar a obra do multi-instrumentista Severino Dias de Oliveira, o Sivuca.
O projeto contará com apresentações musicais nos dias 19, 20, 26 e 27 de março, e 02, 03, 09 e 10 de abril, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Os shows são gratuitos ao público.
Segundo o anúncio do projeto, “Sanfoneando nos leva, com a música do Mestre, a um passeio multinstrumental que desafia as fronteiras entre os gêneros musicais e propõe um encontro de várias formações instrumentais em diálogo com a sanfona, para juntos executarem algumas de suas composições pouco conhecidas e seus grandes sucessos como Feira de Mangaio, João e Maria, Adeus, Maria Fulô, entre outras”.
O projeto foi idealizado por Claudia Ernest Dias e tem curadoria de Flavia de Oliveira Barreto, filha única de Sivuca. A direção é de Inez Viana, com direção musical de Marcelo Caldi, integrante dos conjuntos Quinteto Sivuca, BR-6 e Libertango.
Nos dias dos shows, o ator Diogo Camargos será o mestre de cerimônias e vai contar um pouco sobre as criações musicais de Sivuca. O projeto conta também com uma palestra no dia 06 de abril, às 18h30, no Teatro II do CCBB. Confira abaixo a programação dos shows:

19 e 20/03/2011 - Encontro dos Sanfoneiros –
com participação de Marcelo Mimoso
Com os sanfoneiros Cezinha do Acordeon, Fidelis do Acordeon, Marcelo Caldi e Kiko Horta e participação de Marcelo Mimoso, neste espetáculo serão mostradas a obra de Sivuca para sanfona, bem como suas influências e músicas que ele gostava de tocar no instrumento, ressaltando os aspectos de apresentação de sanfona solo, em duo, trio, quarteto e quinteto e as que ele gostava de tocar ser e quinteto Marcelo Caldi, Kiko Hortanjunapel da sanfona na univ as várias possibilidades e recursos da sanfona.

26 e 27/03/2011 - Orquestras de Sopros da Pro Arte e Flautistas da Pro Arte
 com participação de Kiko Horta. Formado por jovens entre 18 e 23 anos, dirigida pelos músicos e professores Claudia Ernest Dias e Raimundo Nicioli, as orquestras de Sopros e dos Flautistas apresentarão outra parcela das composições de Sivuca através de arranjos originais de músicos como Carlos Malta, Zeca Assumpção, Caio Senna, Raimundo Nicioli e Bia Paes Leme, entre outros. Neste espetáculo teremos a participação do violonista, compositor e cantor Kiko Horta, interpretando algumas das muitas parcerias musicais de Sivuca com poetas como Paulo César Pinheiro, Paulinho Tapajós e Chico Buarque.

02 e 03/04/2011 - Marcelo Caldi recebe Fábio Luna e Quinteto Sivucordas
 com participação de Adryana BB. O recital de sanfona com Marcelo Caldi, Fábio Luna e Quinteto Sivucordas (quinteto de cordas formado especialmente para este projeto, arregimentado e coordenado pela violinista Ana de Oliveira), apresentarão uma releitura e adaptação da obra e dos arranjos sinfônicos de Sivuca, com participação da cantora Adryanna BB, interpretação das canções do Mestre.

06/04/2011 - Palestra multimídia Sivuca
Música e História. Palestra sobre a trajetória de Sivuca ministrada por sua filha Flávia de Oliveira Barreto.

09 e 10/04/2011 - Quinteto Sivuca -
com participação de Nicolas Krassik. O Quinteto Sivuca, conjunto que faz uma releitura ousada e contemporânea de sua obra, surpreende o público, não só pela qualidade musical e virtuosidade, mas também pela inovação e atitude numa viagem pela riqueza da música brasileira – uma marca da obra de Sivuca – com muito forró, choro, frevo, baião, bossa nova, música erudita, world music e muito “jazz tupiniquim”, conforme expressão do próprio artista, demonstrando a vitalidade e permanência de uma obra musical sem precedentes. Faz um passeio pelo que há de melhor na música brasileira, entre forrós, frevos, choros, valsas, bossas e “jazz tupiniquim”, complementada pelo violino de Nicolas Krassik.

Sanfoneando - 80 Anos do Mestre Sivuca
Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66
Horário: 18h00
Ingressos: grátis
Informações: www.bb.com.br/cultura / twitter.com/ccbb_rj

Nenhum comentário: