

Veneza: George Clooney é soldado hippie em comédia ambientada no Iraque
VENEZA - Exibido nesta terça-feira no Festival de Veneza, a comédia "The men who stares the goat" (os homens que encaram cabras, em tradução livre) traz o galã George Clooney no papel de um soldado hippie treinado para travar combates psíquicos pacíficos durante a guerra do Iraque.
"The Men Who Stare at Goats" é baseado num livro de Jon Ronson sobre uma unidade secreta criada pelo exército dos EUA em 1979 e que, segundo o autor, acreditava que soldados poderiam ficar invisíveis, atravessar muros e matar cabras simplesmente olhando fixamente para elas.
'Simplesmente eu. Clarice Lispector': Um dos melhores espetáculos dos últimos tempos

RIO - A obra de Clarice Lispector tem sido motivo para vários espetáculos (quase todos monólogos), mas "Simplesmente eu. Clarice Lispector", de Beth Goulart, em cartaz no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), encontrou um caminho que o distingue de seus antecessores: trabalhando tanto com a obra da escritora quanto com sua biografia e informações obtidas daqueles que de perto a conheceram, a atriz (agora também autora e diretora) criou um texto que - cenicamente, é claro - é dito pela própria Clarice, seja em sua própria pessoa, em entrevistas e cartas, seja como intérprete pessoal dos personagens que criou.
A fim de alcançar seu objetivo, Beth Goulart não só costurou com muita habilidade os depoimentos e as citações, compondo uma espécie de ampla revelação de vida e processo criativo, como trabalhou, com visagismo e figurinos, a figura da escritora, seu porte e seu gestual (elaborados por Márcia Rubin). Mais ainda, foi adotado o pessoal modo de falar de Clarice, justificando plenamente assim o título do espetáculo.
A seleção dos textos literários foi cuidadosa, toda ela pensada em termos desse objetivo de dar vida à imagem da escritora, com atenção para aqueles que melhor parecem ilustrar o que ela diz de sua obra quando fala em sua própria pessoa. Um trabalho exemplar.
"Simplesmente eu. Clarice Lispector" é um espetáculo e uma atuação dos melhores que a cidade tem visto nos últimos tempos.
'Simplesmente eu. Clarice Lispector'
@ Centro Cultural Banco do Brasil (Teatro 1).
Textos: Clarice Lispector. Adaptação, direção e interpretação: Beth Goulart. Supervisão: Amir Hadad. Rua Primeiro de Março 66, Centro - 3808-2007.
Qua a dom, às 19h. 60 minutos. R$ 10. Até 4 de outubro. Não recomendado para menores de 12 anos.
Fórum Municipal de Cultura acontece neste sábado

Fonte PMR
Foto Wagner Alves
e-mail para esta coluna botecosdovaledocafe@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário