9.09.2009




Veneza: George Clooney é soldado hippie em comédia ambientada no Iraque

VENEZA - Exibido nesta terça-feira no Festival de Veneza, a comédia "The men who stares the goat" (os homens que encaram cabras, em tradução livre) traz o galã George Clooney no papel de um soldado hippie treinado para travar combates psíquicos pacíficos durante a guerra do Iraque.
"The Men Who Stare at Goats" é baseado num livro de Jon Ronson sobre uma unidade secreta criada pelo exército dos EUA em 1979 e que, segundo o autor, acreditava que soldados poderiam ficar invisíveis, atravessar muros e matar cabras simplesmente olhando fixamente para elas.

'Simplesmente eu. Clarice Lispector': Um dos melhores espetáculos dos últimos tempos


RIO - A obra de Clarice Lispector tem sido motivo para vários espetáculos (quase todos monólogos), mas "Simplesmente eu. Clarice Lispector", de Beth Goulart, em cartaz no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), encontrou um caminho que o distingue de seus antecessores: trabalhando tanto com a obra da escritora quanto com sua biografia e informações obtidas daqueles que de perto a conheceram, a atriz (agora também autora e diretora) criou um texto que - cenicamente, é claro - é dito pela própria Clarice, seja em sua própria pessoa, em entrevistas e cartas, seja como intérprete pessoal dos personagens que criou.
A fim de alcançar seu objetivo, Beth Goulart não só costurou com muita habilidade os depoimentos e as citações, compondo uma espécie de ampla revelação de vida e processo criativo, como trabalhou, com visagismo e figurinos, a figura da escritora, seu porte e seu gestual (elaborados por Márcia Rubin). Mais ainda, foi adotado o pessoal modo de falar de Clarice, justificando plenamente assim o título do espetáculo.
A seleção dos textos literários foi cuidadosa, toda ela pensada em termos desse objetivo de dar vida à imagem da escritora, com atenção para aqueles que melhor parecem ilustrar o que ela diz de sua obra quando fala em sua própria pessoa. Um trabalho exemplar.
"Simplesmente eu. Clarice Lispector" é um espetáculo e uma atuação dos melhores que a cidade tem visto nos últimos tempos.
'Simplesmente eu. Clarice Lispector'
@ Centro Cultural Banco do Brasil (Teatro 1).
Textos: Clarice Lispector. Adaptação, direção e interpretação: Beth Goulart. Supervisão: Amir Hadad. Rua Primeiro de Março 66, Centro - 3808-2007.
Qua a dom, às 19h. 60 minutos. R$ 10. Até 4 de outubro. Não recomendado para menores de 12 anos.

Fórum Municipal de Cultura acontece neste sábado

A Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realiza neste sábado, dia 12, das 9 às 17 horas, no auditório do Sindicato Rural, o VIII Fórum Municipal de Cultura. O evento contará com a participação de representantes dos diversos segmentos artísticos do município, com objetivo de debater ações e as políticas de governo voltadas ao desenvolvimento cultural no município. O Sindicato Rural se localiza na Avenida Saturnino Braga, em frente ao Resende Shopping. O presidente da Casa da Cultura, Laís Amaral (foto), informa que ainda durante o Fórum serão escolhidos os 14 membros do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2009-2011, sendo sete deles representantes da comunidade artística local e os outros sete nomeados pelo poder público municipal. – Promovemos seis ‘Pré-Fóruns’ ao longo do mês de agosto com representantes de grupos ligados ao teatro, música, dança e artes plásticas, entre outros, durante os quais foram levantadas diversas questões que serão debatidas no Fórum visando traçar diretrizes para a cultura no Município – explicou Laís. Ele revela também que durante o Fórum serão anunciadas as linhas temáticas a serem tratadas na I Conferência Municipal de Cultura, prevista para o final de outubro. Na conferência, vão ser escolhidos os delegados de Resende para o evento nos âmbitos estadual e nacional, que serão promovidos, respectivamente, nos próximos meses de dezembro e março. CULTURA POPULAR – Falando da importância do Fórum Municipal de Cultura deste sábado, o prefeito José Rechuan (DEM) salientou que o evento vai representar outra iniciativa da administração municipal no sentido de garantir a participação da população de Resende na definição das ações implementadas em diversas áreas da administração pública municipal. Ele destacou algumas das realizações da Prefeitura este ano no segmento cultural, entre eles o carnaval na Avenida Gustavo Jardim e o IX FESTER (Festival de Teatro de Resende), realizado recentemente no Cinema Vitória (Praça Oliveira Botelho). - A nossa administração tem a proposta de valorizar a cultura popular, motivo pelo qual podemos enumerar alguns resultados positivos nesta direção, apesar do nosso governo ter completado apenas oito meses de trabalho. Com a participação dos segmentos organizados e do cidadão no Fórum Municipal de Cultura deste sábado poderemos definir outras ações que garantam este direito básico do nosso povo: o direito à cultura e ao lazer – disse Rechuan.

Fonte PMR
Foto Wagner Alves
e-mail para esta coluna botecosdovaledocafe@gmail.com

Nenhum comentário: