6.23.2009






A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e os Museus Castro Maia (MCM) promovem a série de palestras Museu de Ideias. A série, com entrada franca, acontece na última terça-feira do mês e tem como objetivo ampliar e divulgar pesquisas em educação não formal além de fomentar o debate sobre ações educativas em museus entre profissionais que atuam em diferentes espaços museólogicos.

O próximo encontro será no dia 30 de junho, das 14 às 16 horas, no auditório da FCRB com o seguinte tema:

:: A Pesquisa e o campo da educação em museu

Palestrantes:

Rafael Zamorano Bezerra – Historiador do Museu Histórico Nacional. Possui experiência em História e Ciência Política, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: museus de história, Estado Novo, mídia, internet e radiodifusão.

Aline Montenegro Magalhães - Doutoranda no Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ, Assistente Técnico I (Museu Histórico Nacional/IPHAN) e professora de história (Secretaria de Estado de Educação). Possui experiência na área de História, com ênfase em Escrita da História, Museus e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: colecionismo, museus, patrimônio nacional, educação, História e trajetória individual.

História e culturas urbanas

A Fundação Casa de Rui Barbosa, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, promove a série História e culturas urbanas. Neste ano, o sexto da parceria, as palestras se focam no tema “Planejamento e gestão das cidades: o caso do Rio de Janeiro”.

No dia 30 de junho, às 18h, será apresentada a palestra Do lado de lá: o ‘outro’ da administração pública e do planejamento, ministrada pela pesquisadora Ana Clara Torres Ribeiro do Ippur da UFRJ. A entrada é franca.

A exposição tratará da relação entre sociedade e governo, por meio da valorização do habitante em suas diferentes figuras sociais: trabalhador, estudante, idoso, morador de áreas submetidas a violência, usuário de serviços públicos. Serão destacadas formas de organização política, reivindicações, protestos e conflitos que construíram a dinâmica do espaço público do Rio de Janeiro no período 2000-2007, além das formas assumidas pela ação social e características dos lugares de sua ocorrência.

Juventude e televisão



Apresentação de pesquisa realizada pela jornalista e antropóloga Isabel Travancas (FCRB) sobre como se dá a recepção do Jornal Nacional entre estudantes universitários do Rio de Janeiro. Com uma abordagem inovadora, a pesquisadora revela o profundo enraizamento do JN na sociedade brasileira, bem como os prós e os contras de sua centralidade no universo da imprensa.
A palestra acontece no dia 28 de junho, quinta-feira, às 15 horas, na sala de cursos da FCRB.

Na mesma data, às 20 horas, Isabel Travancas lança livro com o mesmo título da palestra na livraria da Travessa (Rua Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema – RJ)

Nenhum comentário: