4.29.2009

HÉLIO DELMIRO NO JAZZ VILLAGE BISTRÔ

A programação musical de maio no Jazz Village Bistrô, em Penedo, Itatiaia, começa neste sábado, dia 02, com a apresentação do violonista e guitarrista Hélio Delmiro. Considerado um dos maiores músicos brasileiros, Delmiro faz show a partir das 21 horas, e promete encantar os apreciadores de música instrumental. Os ingressos custam R$ 40,00 e podem ser adquiridos antecipadamente pelo telefone (24) 3351-1275.

O refinamento técnico que proporcionou a Hélio Delmiro reconhecimento internacional como instrumentista nunca esteve dissociado de uma peculiar sensibilidade. Ao fazer a emoção brotar das cordas, é capaz de contaminar público e companheiros de palco. Dele, falou Elis Regina: "Esse bicho é um dos poucos músicos que faz segurar meus próprios impulsos de cantar. Às vezes me comove tanto com um solo, que chego a querer ficar em silêncio, para o público não perder da memória o que acabou de escutar".

Em 1978, na primeira edição do festival de jazz São Paulo- Montreux, Coryell foi às lágrimas durante a apresentação do trio de violões formado por ele, pelo parceiro Philip Catherine e por Delmiro, em participação especial. Na ocasião, Coryell alinhou o brasileiro ao lado de ícones da guitarra como Wes Montgomery, Joe Pass e Charlie Christian. A performance no festival valeu a Delmiro a inclusão naquele ano no ranking da prestigiada revista "Down Beat" como um dos cinco melhores do mundo em seu instrumento.

Toda a trajetória dos 48 anos de carreira profissional teve origem em 1952, quando aos 5 anos de idade, ganhou um cavaquinho do irmão mais velho, Juca, e começou a aprender a arte de dominar as cordas com o outro irmão, o violonista Carlos Delmiro. Profissionalmente, se inciou aos 14 anos, tocando em bailes do subúrbio carioca. Aos 18 anos, fundou o grupo Fórmula 7, presença freqüente nos programas de TV da época (Rio Jovem Guarda - Chacrinha – Jair de Taumaturgo), com um repertório inspirado no Soul norte-americano.

A maturidade musical, porém, chegou na segunda metade dos anos 60, após ingressar no quarteto do saxofonista Victor Assis Brasil, a convite do próprio, impressionado com o talento de Delmiro ao vê-lo tocar em uma boate na zona sul do Rio. Desde então, o prestigio conquistado no meio do jazz acelerou a trajetória ascendente do instrumentista, transformando-o num dos músicos de estúdio mais requisitados pelos principais nomes da MPB.

O show de Hélio Delmiro no Jazz Village Bistrô, que funciona no Hotel Pequena Suécia, abre a programação de maio da casa, que terá ainda apresentações de Zé Alexandre (dia 09); Ju Cassou (dia 16), lançando o CD "Live in Germany"; André Whately e o espetáculo "Vinísius de Moraes... É Demais!", (dia 23); e Victor Biglioni no dia 30.

Serviço
Jazz Village Bistrô
Hotel Pequena Suécia
Rua Toivo Suni, 33
Penedo – Itatiaia - RJ
Fone: (24) 3351-1275

Nenhum comentário: