4.29.2009

Egberto Gismonti em foco


Egberto Gismonti procurou, acima de tudo, ser livre para ter suas próprias idéias e não ter medo de sua própria música. A consequência disso é a sua disposição a repassá-la adiante, sem restrições, para quem quiser conhecê-la e ouvi-la.

Durante o III Festival Instrumental de Guarulhos, que se encerrou neste último fim de semana, uma das principais atrações entre os consagrados músicos convidados para fechar os encerramentos das eliminatórias, foi Egberto Amin Gismonti.

Compositor, multi-instrumentista e arranjador, vindo de uma família de músicos na pequena cidade interiorana do Carmo, no estado do Rio de Janeiro, filho de pai libanês e mãe italiana, é considerado no cenário musical internacional um dos maiores compositores brasileiros na ativa de música instrumental.

Das diversas fontes que bebeu e caracterizaram sua formação - do convívio com Nadia Boulanger a aos índios no Alto Xingu - Egberto Gismonti procurou, acima de tudo, ser livre para ter suas próprias idéias e não ter medo de sua própria música. A consequência disso é a sua disposição a repassá-la adiante, sem restrições, para quem quiser conhecê-la e ouvi-la.

Nenhum comentário: