4.06.2009


GORDURAS TRANS

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% a 90% das pessoas que morrem de doença coronariana têm um ou mais fatores de risco diretamente associados a estilo de vida, hábitos alimentares, atividade física e outros passíveis de modificação.

As gorduras trans estão envolvidas diretamente a uma alimentação saudável do ponto de vista cardiovascular. Esse tipo de gordura desperta o interesse da indústria alimentícia por permitir maior prazo de validade, pela sua estabilidade durante a fritura e, por ser uma gordura semi-sólida, poder melhorar a palatabilidade de doces e manufaturados assados. Assim, esse assunto envolve interesses econômicos volumosos, representados pelas empresas de alimentação e pelas cadeias de fast-food. No Brasil, a utilização de gorduras hidrogenadas é ampla, e tem como objetivo melhorar as características físicas e sensoriais dos produtos. Esta gordura está presente na produção de margarina, sorvetes, pastéis, pães, biscoitos, batata frita, massas, cremes vegetais, bolos, tortas entre outros alimentos, sendo estes amplamente consumidos por crianças e adolescentes.

Os ácidos graxos trans foram, recentemente, incluídos entre os lipídios dietéticos que atuam como fatores de risco para doença arterial coronariana, modulando a síntese do colesterol e suas frações. O alto consumo de alimentos ricos em gorduras trans eleva o colesterol “ruim” LDL-colesterol e diminui o colesterol “bom” HDL-colesterol conferindo pré-disposição a doenças cardiovasculares e sobrepeso / obesidade.

Podemos evitar doenças coronarianas moderando o consumo de alimentos industrializados como salgadinhos de pacotes, biscoitos recheados, massas de bolos, tortas, sorvetes, margarinas e tudo que leva gordura hidrogenada, pipoca de microondas, além de vários itens de alimentos de fast food como batata frita, tortinhas doces, etc. Além disso, é importante que as pessoas fiquem atentas às informações nutricionais contidas nos rótulos e façam exercícios físicos regularmente.

Fonte: Schen, Ribeiro, 2008
Chiara, Schieri, Carvalho, 2003
Sociedade Brasileira de Cardiologia

Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
Centro - 3322- 3715
Vila Nova – 3326-5487
Celular – 8813-4072
sandranutti@yahoo.com.br

Nenhum comentário: