10.21.2009

Sexteto de Arturo Sandoval, o trompetista cubano que deu novo sabor ao jazz, se apresenta no Rio



RIO - 'Não falo sobre política!', diz Arturo Sandoval, quando a conversa - por telefone - chega à Cuba de hoje. De volta ao Brasil, com a turnê "Afro-Cuban Jazz", que encerrará a temporada 2009 da série Jazz All Nights, o trompetista e compositor, nascido em Artemísia, nos arredores de Havana, em 1949, prefere rememorar sua formação musical e elogiar os ritmos e os compositores brasileiros.
- Tenho 50 anos de carreira, comecei cedo, ainda garoto, e a música brasileira sempre me atraiu. Sou fanático por Tom Jobim, gosto de Djavan, Milton Nascimento, Chico Buarque e das canções de Cartola, que conheci no disco de uma grande cantora brasileira, Leny Andrade - diz Sandoval, que se apresenta nesta quarta-feira (21.10), às 21h30m, no Vivo Rio, seguindo depois para São Paulo (dia 23) e Porto Alegre (dia 25).
Ao lado de Manuel Valera (piano), Dewayne Pate (baixo), Philbert Armenteros e Alexis Arce (percussão) e Charles McNeill (saxofone), o trompetista e eventual pianista ("É imprescindível e me permite evoluir como compositor e mesmo trompetista") vai mostrar temas dos muitos discos que gravou em três décadas, passando por jazz, ritmos cubanos, baladas...
Hoje um expoente do jazz, conheceu o gênero já formado como músico, apresentado por um jornalista em Cuba.
- Comecei nos ritmos tradicionais cubanos, depois, estudei música clássica. Ao ouvir jazz, fui conquistado, quis entender e também fazer - relembra Sandoval, que, logo, não só entendeu o jazz como contribuiu com novos sabores, no grupo Irakere, do qual foi um dos fundadores, em 1973, avançando na mistura com os ritmos cubanos.
Outro fato marcante foi, em 1977, o encontro com Dizzy Gillespie, pioneiro da mistura do jazz com a música cubana, em fins dos anos 1940, quando incorporou ao seu grupo o percussionista Chano Pozo.
- É o meu herói, o número um na minha lista, minha maior influência. Além disso, Dizzy me ajudou muito, foi a pessoa fundamental para minha vinda para os Estados Unidos - diz Sandoval.

Arturo Sandoval @ Vivo Rio. Av. Infante Dom Henrique 85, Aterro do Flamengo - 3235-8545/2568-8742 (informações). Qua, às 21h30m. R$ 100 (setor 3, frisa e camarote B), R$ 140 (setor 2), R$ 160 (setor 1) e R$ 180 (setor VIP e camarote A). Não recomendado para menores de 16 anos. Menores de 16 anos só com o responsável.

Nenhum comentário: