10.09.2009

Mostra reúne cartazes criados por Ziraldo nos últimos 50 anos

Ana Carolina Morett

RIO - Desde quando começou sua carreira, na década de 1950, Ziraldo já produziu mais de mil cartazes. Parte dessas obras foram reunidas no livro "Ziraldo em cartaz" e, a partir desta sexta-feira (09.10), ganha exposição no Arte Sesc do Flamengo. A ideia, de acordo com o cartunista, surgiu em uma conversa com uma amiga agente literária. Eles, então, convidaram o designer Ricardo Leite para produzir o livro, e agora lançam o trabalho.
Para o cartunista, essas obras têm um valor especial, já que foi em uma agência de cartazes em que ele conseguiu um de seus primeiros empregos, e logo se encantou com o trabalho. Mas Ziraldo também destaca o valor histórico das obras, pois muitas delas registram importantes momentos e transformações da cultura brasileira. Apesar de não ter uma obra predileta, ele ressalta a que considera mais marcante.
- É difícil escolher um cartaz predileto. O mais marcante, conhecido, é "O Galo", que fiz em 1966 para o Festival Internacional da Canção Popular. Foi ali que surgiram vários nomes importantes da nossa música, como Chico Buarque - diz Ziraldo.

Curador da mostra e autor do livro, Ricardo Leite também ressalta essa "viagem no tempo" que os cartazes de Ziraldo proporcionam:
- O livro e a exposição acabam fazendo uma viagem visual não só pelo trabalho do Ziraldo, mas também pelo Brasil. A maioria dos cartazes tratam de temas até hoje muito atuais.
Na mostra, também haverá um grande painel, com todas as 300 obras presentes no livro "Ziraldo em cartaz". Entre os destaques, estão ainda os cartazes produzidos para a Feira da Providência, o cartaz de "Os mendigos", primeira comédia do Cinema Novo, e uma campanha antifumo encomendada pelo Ministério da Saúde na década de 1980, em que o último slogan, por exemplo, era "Fumar fede".
Além dos cartazes expostos, haverá fotos que mostram Ziraldo em ação no seu ateliê, na Lagoa. Em uma sala multimídia, o público poderá assistir a um documentário sobre a vida do cartunista. Monitores farão visitas guiadas explicando a função social dos cartazes e o histórico de produção das artes gráficas no país.
'Ziraldo em cartaz' -
Mansão Figner.a Marquês de Abrantes 99, Flamengo.
Tel: 3138-1343. Ter a sex, das 10h às 18h;
Sáb e dom, das 12h às 17h. De 9 de outubro à 1º de novembro. Grátis

Nenhum comentário: