10.09.2009

Henry Mancini e seus temas eternos

Felippe Toloi
Sonoras tem o prazer de escrever desta vez sobre um dos mais célebres compositores: Henry Mancini. Nascido em Cleveland, Ohio, em 19 de abril de 1924, Enrico Nicola Mancini foi um notável arranjador de temas para o cinema e televisão. Apesar de ter sido recrutado a integrar o exército durante a Segunda Guerra Mundial, Henry Mancini logo conseguiu trocar a infantaria pela banda.
Ao longo do tempo, Mancini participou e/ou regeu com maestria mais de 80 trilhas sonoras, 20 séries de TV e cerca de 90 álbuns. Recebeu diversas indicação ao Grammy e Globo de Ouro e ganhou três Oscars de Melhor Trilha Sonora na carreira: Bonequinha de Luxo (1961), Vício Maldito (1962) e Victor e Victoria (1982), todos dirigidos por Blake Edwards.
Mancini recebeu o dom de criar temas inesquecíveis para o cinema. Entre as composições pelas quais obteve maior reconhecimento estão Moon River, de Bonequinha de Luxo (1961) - música que, além da beleza, relembra a atuação da cativante Audrey Hepburn -, além das canções-tema dos filmes Charada (1963) e A Pantera Cor-de-Rosa (1964). Um ótimo exemplo de trilha sonora na qual Henry Mancini esbanja toda sua inspiração é a comédia musical Victor Ou Victoria, como poder ser conferida na bela love song Crazy World, cantada pela atriz Julie Andrews.
Por parte da obra de Mancini pode ser classificada como easy listening, um novo estilo de música orquestrada personificada por artistas como Burt Bacharach e Ray Conniff. Assim, com sua habilidade de criar novas vertentes, trouxe inovação ao gênero, sempre se dedicando em refinar e dar qualidade aos arranjos.
O compositor também faz parte do seleto grupo que encontrou diretores para fazer parcerias bem-sucedidas e rentáveis. Como pode ser deduzido nos seus trabalhos premiados acima, o diretor, no caso, é Blake Edwards. Juntos, dividiram projetos por mais de três décadas, fazendo com que Mancini criasse a identidade musical de filmes notáveis como: Um Tiro no Escuro (1964), A Corrida do Século (1965), Peter Gunn em Ação (1967), Um Convidado Bem Trapalhão (1968), O Homem Que Amava as Mulheres (1983), Encontro Às Escuras (1987), Assassinato em Hollywood (1988), entre outros.
E ainda trabalhou com grandes nomes como Orson Welles, em A Marca da Maldade (1958); Alfred Hitchcock, em Frenesi (1972); Paul Newman, em À Margem da Vida (1987); e esteve creditado também em trilhas de desenhos clássicos como Charlie Brown e Sua Turma - em especial o tema Linus and Lucy - e Tom & Jerry.
Com seu falecimento aos 70 anos, em junho de 1994, vítima de câncer, perdeu-se uma das maiores mestres do mundo musical. Mancini foi um dos grandes responsáveis na década de 60 por tornar as trilhas sonoras mais populares, fazendo com que o público associasse com mais veemência música e imagem.
Crazy World Julie Andrews

Nenhum comentário: