10.19.2009

Gravuras se destacam em exposição com 300 obras do artista franco-russo Marc Chagal, no MNBA

Eduardo Fradkin

RIO - Até o dia 6 de dezembro, o Museu Nacional de Belas Artes será a casa de 300 obras do artista russo naturalizado francês Marc Chagall (1887-1985). Qualificada como a maior exposição desse artista já feita no Brasil, "O mundo mágico de Marc Chagall - O sonho e a vida" foi vista por 58 mil pessoas em Belo Horizonte, onde esteve em cartaz até 4 de outubro. Este é o maior evento do ano no MNBA, onde o grande destaque da programação até agora tinha sido uma mostra de fotos do carioca Alécio de Andrade.
Segundo o curador Fabio Magalhães, a exposição de Chagall traz pinturas representativas, porém os itens de maior interesse são os conjuntos de gravuras.
- Ele levou muitos anos ilustrando a Bíblia, e a coleção completa de gravuras aquareladas à mão veio ao Brasil (são 105). Outras três coleções importantes que vieram são as gravuras ilustrativas para a fábula "Daphnis et Chloé" (42 imagens), para o livro de Nikolai Gogol "As almas mortas" (96) e para as fábulas de La Fontaine (23). Quando ele chegou em Paris, em 1923, havia lá a vanguarda mais radical, mais transgressora. Os seus amigos mais próximos foram escritores como Apollinaire e Max Jacob, e não pintores. Assim, as gravuras ilustrativas dele eram feitas com paixão, pois ele amava a literatura. Chagall, assim como Miró, foi tão importante como pintor quanto foi como gravador - diz Magalhães, que é ex-curador-chefe do Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Na mostra, há uma gravura intitulada "O casamento", da primeira série que Chagall fez, chamada "Minha vida", que tem uma curiosa dedicatória a Mário de Andrade. Diz: "A meu amigo desconhecido". O curador explica que Andrade era admirador de Chagall e provavelmente comprou aquela gravura por intermédio de um amigo comum, e não de um marchand.
'O mundo mágico de Marc Chagall - O sonho e a vida'
@ Museu Nacional de Belas Artes. Até 6 de dezembro.
Av. Rio Branco 199, Centro - 2240-0068. Ter a sex, das 10h às 18h. Sáb, dom e feriados, do meio-dia às 17h. Grátis (aos domingos) e R$ 5.

Nenhum comentário: