10.16.2009

Fassbinder em retrospecto no CCBB


RIO - Começa nesta quinta-feira (15.10), no Centro Cultural Banco do Brasil, a retrospectiva "Filmes libertam a cabeça: Rainer Werner Fassbinder", dedicada ao polêmico cineasta que já foi chamado de Pasolini alemão e que morreu em 1982, vítima de overdose. Na programação, que se estende até 1 de novembro, haverá exibições diárias nos cinemas 1 e 2 do CCBB de 23 filmes do homenageado (desde seus primeiros curtas), de documentários sobre sua vida e obra, de longas que o inspiraram e de outros em que atuou. Um destaque será "Berlim Alexanderplatz", baseado em romance de Alfred Döblin, com 15 horas de duração, divididas em 14 sessões.
Convidado especial da mostra, o ator alemão Ulli Lommel - que trabalhou em 16 produções do diretor em teatro, cinema e TV - fará palestra no sábado, às 16h, junto com Paulo Betti, e estará presente em várias sessões disposto a responder perguntas do público, como na de abertura, às 19h30m desta sexta, em que será exibido o primeiro longa-metragem de Fassbinder, "O amor é mais frio que a morte", de 1969.
Em entrevista ao GLOBO, o simpático ator, de 64 anos, contou como conheceu o cineasta:
- Nós fizemos um filme musical para a televisão em 1967 chamado "Os amigos de Tony", no qual Fassbinder tinha um papel bem pequeno. Ele estava sempre de mau humor, porque não queria fazer aquele trabalho, mas precisava do dinheiro. Ele não falava com ninguém, e ninguém falava com ele. Até que ele atirou um papel em mim, como uma criança faz na escola, e nele estava escrito "O que você vai fazer esta noite?". Eu escrevi "Vou ao cinema" e joguei o papel de volta para ele. Então, fomos ver "Uma bala para o general", com Klaus Kinski e Gian Maria Volontè. Nós rimos e choramos nos mesmos momentos. Aí começou a amizade. Depois fomos jogar fliperama num restaurante, e ele me mostrou uma garçonete que trabalhava lá dizendo que a transformaria numa estrela. Era a Hanna Schygulla. Ela nunca tinha feito um filme. Ele (Fassbinder), tampouco.
" Fomos jogar fliperama num restaurante, e ele (Fassbinder) me mostrou uma garçonete que trabalhava lá dizendo que a transformaria numa estrela. Era a Hanna Schygulla. Ela nunca tinha feito um filme. Ele, tampouco. "
Naquela ocasião, Fassbinder lhe contou seus planos para o cinema e lhe pediu ajuda.
- Ele me disse que queria fazer um filme chamado "O amor é mais frio que a morte", sobre a traição de amigos e a exploração de sentimentos, que é um tema que viria a ser recorrente em sua obra. Ele me disse que, se eu vivesse o protagonista, seria mais fácil conseguir financiamento, porque eu já tinha feito filmes, inclusive um hollywoodiano rodado na Alemanha chamado "Fanny Hill", e aparecido na capa de revistas. Então, topei. Com dez dias de filmagem, eu tive que vender meu carro para ele poder continuar o trabalho - lembra Lommel.
Confira a programação da mostra:
SEXTA (16.10)
CINEMA 1
15h30m: "Berlim Alexanderplatz", de Phil Jutzi (Alemanha, 1931). Não recomendado para menores de 18 anos.
17h30m: "Berlim Alexanderplatz - 2 parte: como viver" (Alemanha, 1980). Não recomendado para menores de 18 anos.
19h30m: "O ternura dos lobos", de Ulli Lommel (Alemanha, 1973). Não recomendado para menores de 16 anos. Sessão seguida de debate com o diretor.
CINEMA 2
18h: "O leopardo", de Luchino Visconti (Itália/França, 1962). Não recomendado para menores de 16 anos.
SÁBADO (17.10)
CINEMA 1
16h: "Fassbinder em Hollywood", de Robert Fischer (Alemanha/EUA, 2002). Não recomendado para menores de 16 anos. Após a sessão, debate com Ulli Lommel e o ator Paulo Betti.
19h30m: "Berlim Alexanderplatz - 3 parte: um martelo na cabeça pode ferir a alma" (Alemanha, 1980). Não recomendado para menores de 18 anos.
CINEMA 2
20h: "O machão", de Rainer Werner Fassbinder (Alemanha, 1969). Não recomendado para menores de 16 anos.
DOMINGO (18.10)
CINEMA 1
15h30m: "Gotas d'água em pedras escaldantes", de François Ozon (França, 2000). Não recomendado para menores de 16 anos.
17h30m: "Berlim Alexanderplatz - 4 parte: um punhado de pessoas nas profundezas do silêncio" (Alemanha, 1980). Não recomendado para menores de 18 anos.
19h30m: "Roleta chinesa", de Rainer Werner Fassbinder (Alemanha, 1976). Não recomendado para menores de 16 anos. Sessão com a presença de Ulli Lommel.
CINEMA 2
15h30m: "Imitação da vida", de Douglas Sir (EUA, 1959). Não recomendado para menores de 16 anos.
18h: "O medo devora a alma", de Rainer Werner Fassbinder (Alemanha, 1973). Não recomendado para menores de 14 anos.
20h: "Lili Marlene", de Rainer Werner Fassbinder (Alemanha, 1980). Não recomendado para menores de 16 anos

Nenhum comentário: