9.02.2009

Estão abertas as inscrições para o Bandas Megazine, que vai premiar cinco grupos com a gravação de CD

Lauro Neto

RIO - Chegou a hora de botar seu bloco - ops!, sua banda - na rua. Começam nesta terça-feira as inscrições para o festival Bandas Megazine, com patrocínio do Oi Novo Som, que dará a cinco novos grupos a chance de dividir um CD pela Som Livre e o palco do Teatro Odisseia, na Lapa. Os finalistas serão escolhidos por voto popular, com a ajuda de um júri técnico. Do show, em 2 de dezembro, sairá o grande vencedor, que ganhará vários prêmios. Você pode se inscrever pelo site oglobo.com.br/bandasmegazine até 25 de setembro. Aí, é só acionar a galera para votar.
Saiba como participar do concurso Bandas Megazine
Confira a lista de prêmios do concurso
O festival surge numa era em que a circulação maciça de informação pela internet torna difícil pôr a cabeça para fora e acima da manada. Daí, segundo especialistas, a importância de um evento que chancele quem tem algo a dizer.
- Um festival garante atenção para as bandas inscritas e amplifica o público de parte delas. Ele coloca os que mais se destacarem no palco, para uma plateia nova, disposta a espalhar boas novidades. Já o CD funciona como um retrato do que acontecer de mais interessante musicalmente - pondera o jurado Marcelo Soares, gerente de novos negócios da Som Livre.
Bruno Vieira, representante da Oi Novo Som no concurso, ressalta a importância da criatividade para chamar a atenção em meio a tanta gente:
" Um festival garante atenção para as bandas inscritas e amplifica o público de parte delas "
- Quando aparece um festival como este, que terá um público qualificado e pessoas da indústria fonográfica para avaliar os trabalhos, é uma oportunidade que não se pode perder. Saindo da rede para o mundo real, vejo que o problema comum a todas as bandas é haver um local para elas tocarem e atraírem um público que tope ir a uma casa, pagar um ingresso e conhecer uma nova banda.
Quem pensa parecido é Bruno Levinson, que foi um dos criadores dos festivais CEP 20.000 e do Humaitá Pra Peixe, além de ter ajudado a revelar bandas como Planet Hemp e Pedro Luís e A Parede:
- O festival aglutina pessoas e chama a atenção de público, artistas, mídia e mercado. Recentemente, festivais revelaram ótimas bandas como Macaco Bong e Vanguart.
Hélio Flanders, vocalista do Vanguart, sabe disso:
- Acho muito importante a troca entre produtores e bandas. Quando uma banda desconhecida sobe ao palco, tudo pode mudar. Se ela for muito boa, o produtor e a galera vão sacar. Os festivais são uma vitrine.
" Recentemente, festivais revelaram ótimas bandas como Macaco Bong e Vanguart "
E aí, tá esperando o que para se mostrar? Corra lá e se inscreva. Depois, bote uma pilha na galera para votar na sua banda até 13 de outubro, pelo site ou por SMS - para quem for cliente da Oi. Neste caso, basta enviar a mensagem para 939 com o texto 939 seguido da banda.
Os 15 grupos mais votados pela galera passam à segunda fase, assim como os 15 escolhidos pelo júri técnico, composto pelos representantes da Som Livre, da Oi FM e do Oi Novo Som, por dois jornalistas do GLOBO e por um músico. Na etapa seguinte, as 30 bandas serão reduzidas às cinco finalistas - duas escolhidas pelo voto popular e três, pelos jurados. Elas tocarão num show no Odisseia, onde será eleito o vencedor.

Nenhum comentário: