8.27.2009

Brasil sedia em 2010 o Womad, festival de world music criado por Peter Gabriel

SÃO PAULO - O Brasil sediará a primeira edição sul-americana do World of Music, Arts and Dance (Womad), festival de world music criado em 1982 pelo músico britânico Peter Gabriel. O evento acontecerá entre os dias 3 e 5 de setembro de 2010 na Bahia, em Costa do Sauípe, a 75 km de Salvador capital baiana. Ainda não foram confirmados os artistas e grupos que participarão do festival.
Em 27 anos de existência, o Womad já realizou mais de 145 edições em 22 países e ilhas ao redor do mundo. Um total de mais de 1.500 artistas de 90 nacionalidades diferentes já se apresentaram para um público estimado em mais de 1,5 milhão de pessoas.
Na primeira edição do Womad, apresentaram-se artistas como Peter Gabriel, Don Cherry, The Beat, The Drummers of Burundi, Echo & The Bunnymen, Imrat Khan, Prince Nico M' barga, Simple Minds e Ekome. O festival revelou nomes como Neneh Cherry, Youssou N'Dour, Afro-Celt Sound System, The House Martins, Nusrat Fateh Ali Khan e Asian Dub Foundation.
Atualmente, o Womad conta com edições anuais ou bienais em pelo menos seis países (Reino Unido, Espanha, Itália, Austrália, Nova Zelândia e Cingapura). Ter o Brasil no circuito era um antigo desejo de seus fundadores.
- Depois de quase três décadas de crescimento do festival e do papel pioneiro de fazer reconhecer a world music como um gênero internacional, o Womad está orgulhoso de ter a oportunidade de trabalhar no Brasil e na América do Sul pela primeira vez - diz Chris Smith, diretor do Womad.
A idéia é realizar o festival na íntegra no Brasil, com três palcos simultâneos e eventos paralelos: o Global Village, reunindo tendas de ONGs e instituições dedicadas a causas do meio-ambiente, sustentabilidade, energia limpa e atividades sociais; o "Taste the world", que oferece comida típica de mais de 100 países e um workshop culinário ministrado pelos próprios artistas do line-up como forma de apresentar a cultura de seus locais de origem; a "Villa Womad", com tendas para a venda de roupas, instrumentos, bijuterias e artesanato; uma programação intensa de workshops musicais e de dança; e, por fim, uma área infantil com atividades musicais, recreativas e educacionais.
Embora não costume se apresentar no festival, Peter Gabriel ainda responde por sua direção artística. Ex-vocalista do grupo Genesis, Peter Gabriel lançou seu primeiro disco solo em 1977.
A filosofia do Womad é não ter atrações estelares na programação.
- Não há headliners nem atrações de apoio. São todos artistas internacionais de qualidade. Uma seleção diversificada de artistas de primeira-classe vindos de todas as partes do mundo. O festival representa a idéia evoluída de como a música do mundo pode ser apresentada e entendida - explica Chris.

Nenhum comentário: