7.30.2009

o 'Jogando no quintal' leva campeonato de improvisação para o Teatro Clara Nunes



Ana Carolina Morett

RIO - No futebol, é comum que os mais belos lances surjam de um simples improviso, às vezes quando a jogada é considerada praticamente impossível. Que tal, então, uma "partida" em que o vencedor é aquele que faz as melhores improvisações? No espetáculo "Jogando no quintal", essa receita deu tão certo que após sete anos de apresentações em São Paulo seus integrantes fizeram as malas para uma turnê nacional, que chega ao Rio nesta quinta-feira (30.07), no Teatro Clara Nunes. Em campo, ou melhor, no palco, seis palhaços divididos em dois times criam cenas a partir de temas escolhidos pelo público, que dá o apito final e julga quem é melhor no improviso.

Toda a atmosfera é de um jogo de futebol. Além das equipes azul e laranja, temos um árbitro e uma banda, que cria melodias ao vivo. Nos vestimos como atletas, mas a bola são os temas sugeridos pela plateia. Temos até aquecimento, só que é feito com distribuição de caipirinhas. A improvisação hoje em dia está na moda, mas o nosso caso é diferente porque ela é feita por palhaços - explica César Gouvêa, um dos fundadores do grupo.
O espetáculo é dividido por rodadas. Em uma delas, por exemplo, cada time tem que improvisar uma cena em dez segundos a partir de uma palavra sugerida pelo público. Em outra, um objeto é a fonte de inspiração. Segundo estimativas do ator e palhaço profissional, mais de 180 mil pessoas já conferiram o resultado desta ideia, que foi colocada em prática pela primeira vez no seu próprio quintal:
- Encontrei meu amigo Marcio Ballas no projeto Doutores da Alegria, do qual fazíamos parte, e falei sobre meu interesse em fazer teatro de forma autônoma, alternativa. Ele tinha acabado de voltar da Europa e me falou sobre campeonatos de improvisão. Começamos a pesquisar essa linguagem, e convidamos outros palhaços. Até que montamos o espetáculo e fizemos a estreia na minha casa mesmo, para 75 pessoas.
Depois de alguns meses "jogando no quintal", o grupo começou a fazer apresentações em locais alugados, como a quadra de uma escola pública e até mesmo um circo. Em 2007, eles conseguiram patrocínio, começaram a ter retorno financeiro, e o espetáculo ganhou sua temporada aos finais de semana. No ano passado, foram convidados para o XI Festival Ibero Americano de Teatro de Bogotá, na Colômbia, onde venceram o Campeonato Mundial de Match de Improvisação.
- Lá não estávamos caracterizados. Era um formato diferente, com o qual não estávamos acostumados, porque tivemos que jogar de acordo com as regras do campeonato. Mas nós usamos essa relação com o público que temos como palhaços, e surpreendentemente vencemos - diz Gouvêa.
Mais notícias no site do Rio Show. Confira

"Jogando no quintal" - Teatro Clara Nunes. Rua Marquês de São Vicente, 52 / 3º piso - Shopping da Gávea. Tel: 2274-9696. De quin (30.07) a dom (02.08). Quin a sáb, 21h; dom, 20h30m. R$ 30

Nenhum comentário: