7.24.2009

Moraes Moreira comemora 40 anos de sucesso e a conquista de fãs de todas as idades, no Circo


José Raphael Berrêdo

RIO - Quando se apresentou na Feira de São Cristóvão para a gravação do DVD "A história dos Novos Baianos e outros versos", em junho do ano passado, o baiano Moraes Moreira se sentiu em casa, com nordestinos e cariocas cantando em coro a maioria das 17 músicas tocadas. Neste sábado (25.07), o show é praticamente o mesmo, com a inclusão apenas do parceiro Pepeu Gomes como mais uma participação especial, além de Davi Moraes, filho do músico. O público do Circo Voador, no entanto, é bem mais jovem, numa prova de que os 40 anos de carreira do artista não se perderam no tempo.

- É uma experiência maravilhosa ver jovens de 20 anos cantando "Preta pretinha", lançada em 1971. A plateia do Circo é mais garotada, mas está muito ligada nos Novos Baianos e no meu trabalho - comemora o cantor, compositor, poeta e instrumentista.
CAPA DO DVD
A viagem por essas quatro décadas foi registrada no DVD, que mescla músicas desde o primeiro disco dos Novos Baianos, "Acabou chorare", de 1979, até o último trabalho antes de "A história...", o álbum "De Repente" (2005). Entre uma canção e outra, o artista declama poesia de cordel com histórias marcantes e bem-humoradas da carreira. Numa delas, ao lembrar do apartamento no qual viveu em Botafogo, questiona: "Não me lembro bem (...) quem foi o louco do proprietário que topou alugar, para aquele bando de cabeludos, uma bela cobertura no bairro de Botafogo. Ali, instalamos a nossa comunidade". Em outra, narra episódio em que João Gilberto, alinhado como sempre, foi confundido com um policial por Dadi (baixista da banda A Cor do Som) quando tocou a campainha do "apê".

- É como uma prestação de contas de tudo o que eu fiz nesse período. Foram 40 discos, quase 500 músicas gravadas, inclusive por feras como Nana Caymmi, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gal Costa, Marisa Monte, Cássia Eller... Estou festejando. Faço um balanço bem positivo, até dos desacertos - avalia.
A escolha pela Feira de São Cristóvão para a gravação do DVD foi ideia própria, imediatamente aprovada pelo diretor do show e do DVD, João Falcão. Aos 62 anos, baiano de Ituaçu, Moraes achou, com razão que se sentiria em casa na feira que compara a um "parque temático".

Moraes (à direita) considera o filho Davi, com quem toca neste sábado, 'uma benção' /

- Queria um público que não tivesse cara de convidado e lá a coisa é super espontânea, com um astral maravilhoso - explica, orgulhoso em poder compartilhar o palco e a carreira com o filho. - Queria passar a minha visão sobre os Novos Baianos e o Davi nasceu no sítio onde vivíamos. Desde 3 ou 4 anos subia no palco, brincava com a música. Depois começou a tocar mesmo. Com 40 anos de carreira, achei que seria bacana este encontro das duas gerações.
A julgar pela animação na Feira de São Cristóvão, o público pode se preparar para muita empolgação. O show começa com "Ferro na boneca", canção do primeiro disco e segue com outras 16 músicas. Da autoria de Moraes são: "Acabou chorare", "Pombo correio", "Preta pretinha" e "Festa do interior", e por aí vai. Entre as homenagens, estão "Brasil pandeiro" (Assis Valente), "Respeita Januário" (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) e "Vassourinhas" (Matias da Rocha/Joana Batista Ramos).

@@@Moraes Moreira
@ Circo Voador.
@@@@ Show do DVD "As histórias dos Novos Baianos e outros versos",
@@@com participação de Pepeu Gomes e Davi Moraes. Abertura: Vulgo Qinho e Os Cara. Rua dos Arcos s/nº, Lapa - 2533-0354. Sábado, às 22h. R$ 40

Nenhum comentário: