7.16.2009

Herbert Vianna na tela do cinema


Da glória à glória, mas com um imenso percalço no caminho. A trajetória de Herbert Vianna é revista em "Herbert de perto", de Roberto Berliner e Pedro Bronz, último documentário exibido pela competição do Festival Paulínia de Cinema. O filme, que já havia sido apresentado pelo É Tudo Verdade, utiliza-se de amplo material de arquivo, principalmente das gravações que Berliner vem fazendo ao longo dos anos com os Paralamas do Sucesso, banda de Herbert.

- É um filme rock'n'roll, mas também é um filme família - disse Bronz.

- Este filme começou em 1982, quando eu filmei o Paralamas no Circo Voador. Dali, acabei ficando amigo do Herbert - contou Berliner.

O documentário narra a origem do gosto musical do cantor, ainda pequeno, e vai percorrendo os primeiros anos dos Paralamas do Sucesso, quando eles ainda tinham o baterista Vital em sua formação e ensaiavam na casa da avó do baixista Bi Ribeiro, Dona Ondina. Aos poucos, já com João Barone na bateria, a banda foi se firmando como um dos maiores grupos de rock do país. "Quando a gente conseguiu tocar no Circo Voador, abrindo para o Lulu Santos, a gente achou que tinha chegado no topo da cadeia alimentar", diz Barone, no documentário. Com tudo isso, "Herbert de perto" não é apenas a história de Herbert Vianna. Estão nele as histórias de Herbert, as histórias de sua banda e as histórias de toda uma geração que viveu e cresceu com o rock dos anos 1980.
Mas o filme também traz, sem apelação, os acontecimentos em torno do acidente que o cantor sofreu em 2001, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, próximo a Angra dos Reis, matando sua mulher, Lucy. Ao acompanhar sua recuperação de meses, o documentário apresenta depoimentos emocionados de amigos, como Dado Villa-Lobos, dos pais de Herbert e de seu irmão, Hermano Vianna. Mas em momento algum ele tenta ser apelativo com a dor, o que é um grande mérito para um bonito longa-metragem sobre um artista amado pelo Brasil.

EM OUTUBRO NOS CINEMAS
trailler


Herbert de Perto é um mergulho na vida de um dos mais talentosos músicos brasileiro. Uma visão íntima e corajosa da vida e carreira do líder da banda Paralamas do Sucesso. Herbert confronta-se com imagens de sua vida para contar sua história de luta, persistência e superação.

Direção Roberto Berliner e Pedro Bronz
Produção: TvZERO
Distribuição: Imagem Filmes

Um comentário:

FÍSICA PURA disse...

Parabens ao Hebert.
Só quem passa por algo muito parecido e ve que nem td na vida é como a gente quer ou como gostaria mos que fosse. A perda é dolorosa, marcante, com cicatrizes profunda. Mas ele não ficou com pena de si, mas sim, deu a volta por cima e compos canções mais lindas ainda que não canso de ouvir e me emociono todas as vezes quando ouço ele cantar. " Cuide bem do seu amor, seja quem for".

Boa sorte homem de fé!!!!!!!!!!