7.16.2009

Festival Vale do Café começa nesta sexta-feira


Boa música, história, gastronomia e um cenário bucólico. Essa é a receita de sucesso do Festival Vale do Café, que chega a sua sétima edição a partir desta sexta-feira (17) e vai até o dia 26, na cidade de Vassouras e arredores. As apresentações relembram, esse ano, os 50 anos de morte de Heitor Villa-Lobos e os 20 de morte de Luiz Gonzaga, promovendo um grandioso encontro das músicas erudita e popular. As informações são da Secretaria de Comunicação do Estado.

Idealizado pela harpista Cristina Braga e com direção artística do violonista Turíbio Santos, o festival acontece em doze fazendas da época do ciclo do café e em praças públicas. Também serão oferecidas cerca de 15 oficinas e cursos gratuitos, que vão de canto a bandolim, passando por violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta, trompete e harpa.

O evento é patrocinado pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo, Esporte e Lazer. Para a secretária de Cultura, Adriana Rattes, ele vem ao encontro da própria missão da secretaria, que é fomentar e estimular a atividade cultural no estado.

- Além disso, alimenta a produção e a propagação da música clássica, ao mesmo tempo em que celebra as tradições culturais locais. O festival criou raízes e tradição graças à qualidade da programação e a excelência do trabalho de seus realizadores - comenta Adriana.

De acordo com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, o evento fortalece o polo turístico cultural da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico do interior do estado do Rio.

-Este festival representa um movimento organizado para a divulgação da região que reúne beleza, história e cultura e que mostrará ao mundo a rica cultura do Vale do Café. É o nosso Vale do Loire - afirma a secretária, comparando a região fluminense à região do Rio Loire, na França, onde castelos da Renascença são visitados em meio a eventos que envolvem cultura e gastronomia.

Um dos pontos altos do festival acontece no dia 25, com o Cortejo de Tradições, aberto ao público. Nesta edição, estarão reunidas 13 manifestações culturais do Vale do Paraíba - como caxambus, jongos, caninhas verdes e calangueiros e as tradicionais folias de reis - nas cidades de Vassouras, Piraí, Volta Redonda e Barra Mansa.

Nas edições anteriores, o Festival Vale do Café contabilizou 450 mil visitantes, brasileiros e estrangeiros. O evento remunera aproximadamente 700 profissionais e beneficia mais de 1.000 alunos de música, gerando um grande crescimento econômico para a região.

Somente para os concertos nas fazendas é cobrada entrada. O restante da programação, que abrange mais de 30 apresentações, é gratuito. A região do Vale do Café compreende as cidades de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa. Programação, valores e horários podem ser conferidos no site www.festivalvaledocafe.com

Nenhum comentário: