7.22.2009

Gonzaga e Lobo: a história musical de duas famílias é cantada pelos netos Daniel e Bena


José Raphael Berrêdo

RIO - Dois sobrenomes, três gerações, seis compositores, 18 músicas. A história musical das famílias Lobo e Gonzaga será cantada e contada no show "Tradição", no Espaço Tom Jobim nesta quinta-feira, às 20h30m, por Bena Lobo - filho de Edu e neto de Fernando - e Daniel Gonzaga - herdeiro de Gonzaguinha e neto de Luiz Gonzaga.
Em ordem cronológica, Bena e Edu, acompanhados por banda de cinco músicos, vão começar o show com canções de Gonzagão, seguido por Fernando e Edu Lobo, depois Gonzaguinha. Depois, apresentam três parcerias, uma solo cada um e fecham o show misturando o repertório.
Os ritmos variam entre baião, frevo, marcha, xote e samba, poucas diferenças de arranjos para as canções originais. "Que nem jiló" é uma das clássicas de Gonzagão. De seu filho, entra a não menos conhecida "O que é, o que é?". "Chuvas de verão" e "Nêga maluca" mostram um pouco das composições de Fernando Lobo. De Edu, destacam-se "Ponteio" e "Arrastão", esta última em parceria com Vinícius de Moraes. Sem contar as músicas autorais dos netos, incluindo as três compostas em dupla. A direção do show é de Ernesto Piccolo.
Edu, o único dos homenageados vivos, é presença quase certa no Espaço Tom Jobim. Uma canja, no entanto, não parece estar nos planos.
- Meu pai certamente vai ao show, mas ele é plateia e homenageado - desconversa Bena, que é amigo de Daniel desde 1995.
O primeiro da série de shows do projeto foi em 4 de junho, em Porto Alegre. O tom familiar predominou no ambiente, com um clima intimista e grande conhecimento do repertório por parte do público.
- Eu e o Daniel já temos intimidade, assim como a banda que já toca junto há um tempo. No show, a gente ri, conta histórias e como as músicas são conhecidas, aproxima a plateia.

Nenhum comentário: