7.28.2009

Espetáculo em homenagem a Vinicius de Moraes completa 15 anos na região

A apresentação "Vinicius de Moraes... É Demais!", que completou 15 anos em cartaz na região, voltou com novidades, em Resende. Produzido e dirigido por André Whately, que ainda atua, o espetáculo poético e musical conta histórias de Vinicius, por meio de suas obras e parceiros musicais, como Tom Jobim, Baden Powell e Toquinho.

No show de pouco mais de 90 minutos, fala-se da música, da poesia e do jeito do poeta. Passeia então, entre a emoção e a diversão, assim como fazia a alma do grande gênio. Além de ser mais uma homenagem, "Vinicius de Moraes... É Demais!" é uma forma de fazer presente a obra e a vida do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, compositor e ainda boêmio.

A ideia do espetáculo, que transita harmonicamente entre um recital de poesia, uma apresentação musical e um bate-papo descontraído, surgiu por volta de 1993, quando Whately reuniu um grupo de artistas de Resende para levar ao palco um pouco da vida e da obra do "Poetinha", como também era conhecido.

A primeira montagem surgiu a partir de uma conversa com um amigo músico, foi feita com um elenco maior e uma concepção de espetáculo diferente da atual. Era apresentado com músicos e bailarinos e este perfil foi encenado até o ano de 2000.

Whately explica que, depois de ler outros livros e de uma pesquisa mais aprofundada, foi criada uma nova versão, mais acústica e com apenas três pessoas em cena. Além do teatro, passaram a se apresentar em bares, restaurantes e até clubes. E, comprovando a sua funcionalidade, o show se adaptou a todos os lugares, cobrindo com a mesma eficiência as mensagens contidas em cada obra do poeta que os artistas ressaltam no palco.

Nos bares e restaurantes, compete a atenção dos espectadores com as bebidas e petiscos à mesa. Mas não importa o local, as apresentações têm o mesmo propósito, e cada desafio vencido contribui para o sucesso e a continuidade do espetáculo.

- Não imaginava que a peça teria esta longevidade. Mas é muito prazeroso perceber que mesmo depois de 15 anos o espetáculo continua encantando o público - diz Whately, que nos palcos encarna o poeta. E acrescenta: "O espetáculo deve continuar, sempre, porque Vinicius é imortal. Como devem ser todos os verdadeiros artistas que dignificam seu povo, sua gente, e por isso não devem ser esquecidos nunca".

A versão atual

A versão atual da apresentação traz um cenário bastante simples, uma mesa de bar e uma cadeira. No figurino, as roupas de um Vinicius elegante, que se vestia bem. Nada muito extravagante, para que o interessante sejam as palavras. As novidades seguem com a estreia da cantora Thaís Motta em Resende, jovem de swing perfeitamente encaixado na batida da bossa nova, e com a homenagem aos 50 anos da peça "Orfeu da Conceição", um dos grandes sucessos de Vinicius que conta a história do mito grego de Orfeu transposto à realidade das favelas cariocas. A apresentação do monólogo de Orfeu na abertura do espetáculo foi acompanhada por Thiago Zaidan no violão e a gravação histórica e rara de Elizete Cardoso cantando à capela "Poema dos Olhos da Amada".

Além de André Whately, responsável pela parte poética, o show conta também com as participações dos músicos Luiz Lima (o Japão), na percussão, Thiago Zaidan e Thaís Motta.

Assistir à apresentação é a oportunidade de conhecer um pouco mais da alma imensa e versátil de um dos maiores nomes dos poemas, das letras e da música brasileira.

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913. Notabilizado por seus belos sonetos, participou de toda renovação da música brasileira. Viveu rompendo convenções e imposições sociais, e também literárias. Passou da poesia culta para a popular e misturava ritmos de uma forma impecável.

Escandalizava a sociedade sempre com um copo na mão. E seus biógrafos garantem que o inconstante no amor teve, oficialmente, nove mulheres.

Quem é quem no espetáculo

* André Whately:
- Pesquisa
- Roteiro
- Direção
- Interpretação
* Thaís Motta:
- Voz
* Thiago Zaidan:
- Violão
* Luis Lima
- Percussão

Nenhum comentário: