7.02.2009

Banda vocal mistura som, humor e teatro na Sala Baden Powell


José Raphael Berrêdo

RIO - Para que instrumentos se é possível fazer música só com a boca? Os integrantes da banda vocal de humor Bombando seguem à risca esse lema. Criada em 2000 por um grupo de seis amigos músicos, o conjunto mistura som, teatro e humor e o resultado pode ser conferido de quinta-feira (02.07) a domingo (05.07) na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana. Detalhe: quem for de peruca não paga!
Ouça 'Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho', parte da trilha de 'Os normais 2'
Se alguém ouvir pela primeira vez o primeiro CD da banda, lançado este ano e intitulado "Bombando na náite", provavelmente não notará a ausência de instrumentos se não for avisado previamente. E mesmo quem presta atenção e tenta encontrar um truque na apresentação do sexteto, fica cabrero.
- O mais comum é chegar no fim do show e as pessoas pedirem para ver como fazemos, para sacar que não é "caô". Mas é até um elogio para a gente. Para fazer playback teríamos que ser os magos do sincronismo. Hoje em dia ficamos até orgulhosos quando duvidam -conta Rafael Pissurno, que se aventura tanto no "baixo", como na "guitarra" e no "trumpete". A banda, que reproduz também bateria, trambone e uma variação de sons eletrônicos, ainda não se sustenta sozinha. Para não deixar o projeto morrer, os integrantes dão aula de música, trabalham com sonoplastia, se viram como pode. Só Cícero Melo tem uma vida mais estável: dá aula de biologia para primeiro e segundo graus.
- Ninguém é rico. Começamos a gravar este CD em 2005 e só o lançamos este ano. O grupo é independente e ninguém é rico para investir mais pesado - explica Pissurno.
O espetáculo conta com 15 canções nacionais e internacionais, sempre interpretadas pelos músicos-atores, com destaque para a versão "Horário de verão", da clássica "Summertime", com tradução simultânea, obviamente incorreta. No repertório há ainda releituras, com novas letras ou não, de 'Balada do amor inabalável', do Skank; 'Groove is in the hear & Pump up the jam", mix do Dee Lite com Technotronic; "I will survive", de Glória Gaynor; e a mistura de "Livin' la vida loca" (famosa na voz de Rick Martin) com "Sonífera ilha", do Titãs, que vira "Sonífera isla" com o sotaque latino dos músicos vestidos com sombreros.
Mas há também desconhecidas autoriais, como "Me leva além", do integrante Márcio Pizzi; e "Meu carro é um baile", de Mu Chebabi. No total, são 15 músicas, incluindo "Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho", que compõe a trilha do filme "Normais 2" , que será lançado dia 28 de agosto.

@@@
Bombando
@ Sala Municipal Baden Powell.
Lançamento do CD "Bombando na náite".
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360, Copacabana - 2548-0421. De quinta-feira (02.07) a sábado (04.07), às 21h. Domingo (05.07), às 20h. R$ 20 e R$ 10 (estudantes, idosos, com filipeta e quem for de peruca)

Nenhum comentário: