6.09.2009

Fotógrafo João Roberto Ripper expõe 'Imagens humanas' na Caixa Cultural


RIO - Amor, dor, resistência e liberdade. São nestes quatro núcleos temáticos que o fotógrafo carioca João Roberto Ripper expõe a partir desta terça-feira (09.06) na Caixa Cultural o resultado de seus 35 anos de carreira. Em "Imagens humanas", sua primeira mostra individual, Ripper exibe o trabalho realizado em suas passagens por diversos cantos do país, desde quando deixou o trabalho em jornais de grande circulação na década de 1980 para atuar em agências, e aliou sua arte à militância social. Com curadoria de Dante Gastaldoni, a exposição retrata a seca, o cotidiano de povos indígenas, o trabalho infantil, a disputa pela terra, o amor pelo futebol, além de outros temas.
- A exposição mostra as imagens de um fotógrafo humanista. O foco são as pessoas, sob a ótica dos direitos humanos. Os temas documentados são de longa imersão, resultados de idas e vindas de Ripper a diversos pontos do país. A mostra é um retrato de como o fotógrafo interage com o Brasil, e tem as pessoas como o foco - diz Gastaldoni, que coordena junto com Ripper a agência-escola Imagens do Povo, criada em 2004, que prepara fotógrafos na Favela da Maré.

Além das 60 ampliações dos trabalhos de Ripper, a exposição exibe um grande painel de retratos, com rostos de brasileiros de diversas regiões, selecionadas de um arquivo de mais de 150 mil fotos.
- O quinto elemento da mostra é um painel com um mosaico de 330 retratos de pessoas. De longe, ele representa uma massa indistinta que representa o povo brasileiro. À medida que chegamos mais perto observamos indivíduos, que nos encaram de frente - explica o curador.
"Imagens humanas" faz parte da programação do FotoRio 2009, que promove exposições, oficinas, mesas-redondas, e outros eventos em diversos pontos da cidade. Em dezembro deste ano, será lançado um livro com o mesmo nome da mostra, como parte das comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

'Imagens humanas' - Caixa Cultural - Grande Galeria. AV. República do Chile 230, (anexo), Centro. Tel: 22625483. Ter a sex, das 10h às 18h. Sáb, dom e feriados, das 14h às 18h. Entrada franca

Nenhum comentário: