6.19.2009

Conheça Aline Calixto, carioca de Minas Gerais que lança CD de samba com participação de Monarco e outros bambas

" Não é porque estou reverenciando o samba que vou sempre seguir este estilo. Sempre cantei muito e de tudo "

Christina Fuscaldo

RIO - Aline Calixto ficou famosa em Viçosa por comandar rodas de samba no tradicional Bar Leão. Ganhou fãs em Belo Horizonte após convidar ao palco os bambas Monarco, Nelson Sargento e Luis Carlos da Vila em uma temporada de seus shows. Mas foi na Lapa que esta jovem cantora se consagrou. Numa mesma noite de 2007, ela ganhou o concurso "Novos bambas no velho samba", do Carioca da Gema, e escreveu seu destino: menos de dois anos depois, voltaria à cidade onde nasceu para lançar seu disco de estreia.
- Eu e meus irmãos nascemos no Rio, mas aos seis anos fui para Belo Horizonte, porque minha mãe é mineira. Por incrível que pareça, moramos na Rua Corcovado, no bairro da Urca. Na adolescência vinha muito para cá, passar o réveillon... Agora, fico na divisa do Rio com BH - conta Aline Calixto.
A boa filha que à casa torna é a nova aposta da Warner Music no samba. Para colocar seu disco na mesma prateleira de Teresa Cristina, Roberta Sá e outras cantoras que se dedicam ao ritmo, a gravadora sugeriu que Leandro Sapucahy tomasse conta da cantora. Produtor do álbum "Samba meu", de Maria Rita, ele chamou grandes músicos da cena carioca para acompanhar Aline Calixto. Estão nos créditos do CD Mauro Diniz (cavaquinho), Layse Sapucahy (percussão), Carlinhos 7 Cordas (violão 7 cordas).
- Todos são nomes que admiro muito. Eles se juntaram a Thiago Delegado (violão 7 cordas) e Ricardo Acácio (pandeiro), músicos que são da minha banda. E ainda tive o prazer de ter a participação dos velhinhos da velha guarda - diz Aline
A música da qual Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Wilson Moreira e Monarco participaram chama-se "Uma só voz" e é de autoria de Edu Krieger. Novo nome da cena carioca, Krieger assina também a composição de "Saber ganhar". O rapper mineiro Renegado é autor de "Faz o seguinte" e o carioca Rogê é parceiro do bamba Arlindo Cruz em "O teu amor sou eu".
- É bom ter os sambistas experientes junto aos novos, que vem com frescor. Eu mesma sou uma delas - comenta Aline, que assina as faixas "O dragão da maldade contra o santo guerreiro", "Você ou eu" e "Cara de jiló". - Esse repertório vem sendo construído há algum tempo. "Original", conheci na época da faculdade. "Rainha das águas", ouvi pela primeira vez na internet. Todas são inéditas, menos "Retrato da desilusão", que foi gravada por Jorge Aragão (no CD "E aí?", de 2006), mas não foi muito divulgada.

Nenhum comentário: