5.18.2009

Bonde da codorna: 'botequinólogos' montam roteiro com endereços para se comer a iguaria


Cláudia Amorim

RIO - A invenção é ótima ideia para quem acha que comer petiscos saborosos e ir a lugares que não fazem parte do roteiro habitual é uma das coisas boas da vida. Funciona assim: aluga-se um ônibus, traça-se o itinerário com paradas prazerosas, e o rateio (e o deleite) fica por conta dos participantes. Quem inventou a moda, não por acaso, foi o autor da última edição do guia "Rio Botequim", Guilherme Studart, que já organizou excursões à procura da empada, do bolinho de bacalhau e do jiló perfeitos. A próxima empreitada do gênero, "devido à grande procura", acontece em dose dupla: neste sábado (16.05) e dia 23. É a caravana da codorna. Neste clima, o Rio Show dá o serviço dos concorrentes para quem for adepto do "faça você mesmo a sua excursão". De tão prestigiada, aliás, a iniciativa vai virar um guia, previsto para sair ano que vem.
(
- A primeira caravana surgiu por acaso. Comentei com um amigo sobre bares distantes do Centro que serviam bolinhos de bacalhau acima da média. E ele trouxe a ideia de um amigo gourmet: organizar uma excursão a esses lugares, por causa da dificuldade de acesso a alguns deles - conta Studart.
A caravana que deu origem à série, e achou o bolinho de bacalhau campeão no bairro de Vicente de Carvalho, aconteceu em maio de 2006. Com nove horas de duração, ao som de fado nos alto-falantes, ganhou até nome - "Que bolinho bate um bolão?" - e partiu a bordo do "bacalhauto" (além de disposição, trocadilho também não faltou).
Como reza a tradição iniciada com o bacalhau, os participantes da caravana das codornas também vão preencher fichas de avaliação com critérios como sabor e textura. O compositor Moacyr Luz, que adorou participar do garimpo do jiló, lamenta não poder degustar as codornas por causa da agenda de shows:
- É um negócio muito bacana, engraçado. Imagina um ônibus com 30 pessoas chegando para comer a mesma comida. Pena que tenho shows marcados em São Paulo e em Belo Horizonte nos dois fins de semana em que eles vão provar as codornas.

Nenhum comentário: