3.02.2009

Conversando com você



Olá, Márcia!

Primeiro quero dizer que este site é excelente! Achei interessante esta coluna "Conversando com Você", pois será muito útil, especialmente para pessoas sem condições de arcar com custos de terapias em consultório.

Bem, o assunto que me traz aqui é o seguinte:

Como distinguir entre pessoas grosseiras e estressadas? E como sobreviver com saúde mental, ao convívio obrigatório em trabalhos ou em situações impostas por relacionamentos afetivos, como nos relacionamentos de casal, com pessoas estressadas e ao mesmo tempo estressantes?

Desde já agradeço pela atenção,

Nome fictício: Eliane

Eliane,

De fato o limiar entre um uma atitude grosseira e um comportamento motivado pelo stress, à primeira vista, parece ser bastante pequeno, porém é importante observar se é o padrão habitual de comportamento de quem se mostra grosseiro e estressado.

O stress é algo circunstancial e deve ser temporário, enquanto a “grosseria” e o mau humor podem ser um traço de personalidade.

No seu relato sugere o trabalho e o casamento como relações estressantes e impostas. Se você, em sua vida, está envolvida numa situação deste tipo, cabe lembrar que nenhuma dessas relações é realmente obrigatória, além disso, preste atenção se, sem perceber, tem provocado reações agressivas nas outras pessoas. Principalmente nas relações mais íntimas temos a tendência a repetir padrões viciados de comportamento.

Nas relações a responsabilidade é repartida, somos peças de uma engrenagem, onde o movimento de uma irá influenciar diretamente o movimento da outra.

Fazer mudanças é sempre difícil e certamente na situação em questão vai implicar em ter que se fazer escolhas e toda escolha inevitavelmente vai levar à vivência de perda.

Escolher é ter que abrir mão de algo.

Será que você está disposta a mudar estas situações estressantes e conflitivas?

Quem sabe, se for o caso, uma terapia de casal, ou até mesmo individual, pode te ajudar? Procure na sua cidade uma boa referência profissional.

Boa sorte!

Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta de Casais e Famílias, Orientadora Vocacional e Profissional.
Estabelecida há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro.

E-mail para conversandocomvocebotecos@gmail.com

Nenhum comentário: