12.20.2010

Expert em trilhas-sonoras, Francis Hime ensina o ofício



POR LEANDRO SOUTO MAIOR
Rio - Compor a trilha-sonora para um filme é um desafio à parte no ofício do músico. O pianista e compositor Francis Hime, autor de um punhado de sucessos populares, muitos ao lado do amigo Chico Buarque, como ‘Meu Caro Amigo’, tem PhD nesta arte. Ou melhor, na ‘sétima arte’. O DVD recém-lançado, ‘Tempo Das Palavras’ (Biscoito Fino), traz Hime tocando suas músicas mais conhecidas e também temas que fez para diversos filmes, com direito à exibição de cenas dos mesmos em telão durante a execução.
Mas o grande barato do lançamento está no extra ‘Na Trilha do Francis’, documentário conduzido pelo cineasta Zelito Viana no qual o músico troca impressões sobre suas crias cinematográficas com os respectivos diretores, entre eles Bruno Barreto (‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’) e Miguel Faria Jr. (‘República dos Assassinos’).
“O mais importante para se fazer uma boa trilha é ir muito ao cinema e imaginar como seriam as cenas com outra música, ou até mesmo sem música. E saber do diretor que sentimento ele quer despertar: suspense, dúvida, certeza... Tem temas que atuam na mesma direção da cena, mas também dá um efeito interessante, em uma cena de ação, fazer algo bem lento”, ensina Francis Hime. “Adoro este trabalho, e estou disponível para novos convites”, anuncia.

Nenhum comentário: