11.19.2010

“Encontro com a Música” traz a Belo Horizonte Egberto Gismonti e Duofel


Evento reúne grandes nomes da música instrumental nacional em espetáculo inédito

O “Encontro com a Música” acontecerá no dia 20 de novembro (sábado), a partir das 18 horas, com a apresentação de dois grandes nomes da música instrumental em um encontro inédito: Egberto Gismonti e a dupla Duofel, formada por Fernando Melo e Luiz Bueno. O evento será realizado na Praça JK (Av. Bandeirantes - Mangabeiras) com entrada franca.
O “Encontro com a Música” é uma realização da Fnac Brasil, com o patrocínio exclusivo da Redecard, e vem marcando a chegada da nova loja Fnac em Belo Horizonte, que será inaugurada em novembro, no BH Shopping.
“Encontro com a Música” traz a Belo Horizonte Egberto Gismonti e DuofelEvento reúne grandes nomes da música instrumental nacional emespetáculo inéditoO “Encontro com a Música” acontecerá no dia 20 de novembro(sábado), a partir das 18 horas, com a apresentação de doisgrandes nomes da música instrumental em um encontro inédito:Egberto Gismonti e a dupla Duofel, formada por Fernando Melo eLuiz Bueno. O evento será realizado na Praça JK (Av. Bandeirantes- Mangabeiras) com entrada franca.O “Encontro com a Música” é uma realização da Fnac Brasil, com opatrocínio exclusivo da Redecard, e vem marcando a chegada danova loja Fnac em Belo Horizonte, que será inaugurada emnovembro, no BH Shopping.A realização deste evento firma o compromisso da Fnac e daRedecard com a difusão da música brasileira, levando para acidade de Belo Horizonte um espetáculo único, que estimula oacesso do grande público a um acervo de excelência da nossamúsica.Esta é a segunda edição do “Encontro com a Música”, que em 2009reuniu Hamilton de Holanda e Quinteto e o “Bruxo” HermetoPascoal, em dois espetáculos inesquecíveis realizados em Brasíliae São Paulo e tornou-se um evento de alta significação para ohistórico da música no Brasil, trazendo ícones da músicainstrumental, reconhecidos e premiados internacionalmente.Desta vez, quem sobe ao palco é o multi-instrumentista ecompositor Egberto Gismonti, considerado um virtuoso da músicainstrumental, destacando-se por sua capacidade deexperimentação; e a dupla Duofel, formada pelos músicosFernando Melo e Luiz Bueno, cuja música nasce da mescla dediversas vertentes, unindo o erudito e o popular.Egberto Gismonti, nascido em uma família ligada à música,começou a tocar piano aos seis anos de idade e, posteriormente,aprendeu flauta, clarinete e violão. Em 1968, participou de umfestival da TV Globo e ganhou elogios da crítica com a música “OSonho”. Nesse mesmo ano mudou-se pra França, onde estudoumúsica duodecafônica com Jean Barraqué e análise musical comNadia Boulanger. Gismonti enriqueceu sua música com a influênciada Bossa Nova, estruturas complexas e instrumentos inusitados, eé considerado referência para a música instrumental no mundo,com uma sólida carreira nacional e internacional.Duofel, por sua vez, é um duo composto pelos violonistasFernando Melo e Luiz Bueno. Eles se conheceram em São Paulo e,depois de iniciar a carreira tocando em conjuntos de baile,resolveram investir em outro estilo musical, influenciado por Pacode Lucia, pela música dos índios tabajaras e, acima de tudo, pelopróprio Egberto Gismonti. A partir do terceiro disco, a dupla passoua gravar músicas de outros compositores, com arranjos próprios econtando com a participação de artistas como Oswaldinho doAcordeon e o indiano Badal Roy. Duofel também já excursionoupela Europa e é reverenciado por músicos e imprensaespecializada com participações nos maiores festivais de jazz emtodo o mundo.
Esta é a segunda edição do “Encontro com a Música”, que em 2009 reuniu Hamilton de Holanda e Quinteto e o “Bruxo” Hermeto Pascoal, em dois espetáculos inesquecíveis realizados em Brasília e São Paulo e tornou-se um evento de alta significação para o histórico da música no Brasil, trazendo ícones da música instrumental, reconhecidos e premiados internacionalmente.
Desta vez, quem sobe ao palco é o multi-instrumentista e compositor Egberto Gismonti, considerado um virtuoso da música instrumental, destacando-se por sua capacidade de experimentação; e a dupla Duofel, formada pelos músicos Fernando Melo e Luiz Bueno, cuja música nasce da mescla de diversas vertentes, unindo o erudito e o popular.
Egberto Gismonti, nascido em uma família ligada à música, começou a tocar piano aos seis anos de idade e, posteriormente, aprendeu flauta, clarinete e violão. Em 1968, participou de um festival da TV Globo e ganhou elogios da crítica com a música “O Sonho”. Nesse mesmo ano mudou-se pra França, onde estudou música duodecafônica com Jean Barraqué e análise musical com Nadia Boulanger. Gismonti enriqueceu sua música com a influência da Bossa Nova, estruturas complexas e instrumentos inusitados, e é considerado referência para a música instrumental no mundo, com uma sólida carreira nacional e internacional.
Duofel, por sua vez, é um duo composto pelos violonistas Fernando Melo e Luiz Bueno. Eles se conheceram em São Paulo e, depois de iniciar a carreira tocando em conjuntos de baile, resolveram investir em outro estilo musical, influenciado por Paco de Lucia, pela música dos índios tabajaras e, acima de tudo, pelo próprio Egberto Gismonti. A partir do terceiro disco, a dupla passou a gravar músicas de outros compositores, com arranjos próprios e contando com a participação de artistas como Oswaldinho do Acordeon e o indiano Badal Roy. Duofel também já excursionou pela Europa e é reverenciado por músicos e imprensa especializada com participações nos maiores festivais de jazz em todo o mundo.

SERVIÇO:
Encontro com a Música – Show instrumental com Egberto Gismonti e Duofel
Local: Praça JK (Av. Bandeirantes, esquina com Av. Uruguai - Mangabeiras)
Data: 20 de novembro - Sábado
Horário: 18 horas
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca
www.encontrocomamusica.wordpress.com

Nenhum comentário: