9.18.2009

Caetano Veloso, Tom Zé e Marcelo D2 são indicados ao Grammy Latino


RIO - O compositor Caetano Veloso, com três indicações, está entre os concorrentes à décima edição do Grammy Latino. Os indicados foram anunciados nesta quinta-feira, em uma cerimônia no Conga Room, um clube de Los Angeles que tem entre os sócios Jennifer López e Will.i.am, do Black Eyed Peas.
Com cinco indicações, o duo portorriquenho de música urbana Calle 13 encabeça a lista de concorrentes. Ivan, Caetano e Ivete superaram, em indicações, artistas populares na América Latina, como Café Tacvba, Bebe, Babasónicos e Fito Páez, todos disputando dois prêmios cada.
Poucos brasileiros, no entanto, entraram nas disputas pelas principais categorias. Entre eles, estão Marcelo D2, que concorre, com a música "Desabafo", na categoria "Melhor canção urbana". Seus adversários são todos músicos de reggaeton de Porto Rico: Daddy Yankee, Don Omar e a dupla Wisin & Yandel, que emplacou duas canções na briga.
Caetano Veloso (por "Zii e Zie") e Tom Zé ("Estudando a bossa - Nordeste Plaza") estão entre os indicados na categoria "Melhor disco de cantor e compositor". Enfrentarão os artistas Ricardo Arjona (da Guatemala), Franco de Vita (Venezuela) e Rosana (Espanha). Caetano concorre ainda a "Melhor DVD" por "...E a música de Tom Jobim", gravado em dupla com Roberto Carlos, e Melhor canção, pela música "A cor amarela".
Na categoria "Instrumental", foram selecionados o saxofonista Mauro Senise, pelo disco "Lua Cheia - Mauro Senine toca Dolores Duran e Sueli Costa", e o pianista Jovino Santos Neto, por seu trabalho jazzístico "Live at Caramoor", ao lado de Weber Lago.
As categorias especificamente brasileiras no Grammy Latino são: Melhor álbum cristão em português; Álbum contemporâneo brasileiro; Álbum de rock brasileiro; Álbum de samba/pagode; Álbum de música popular brasileira; Álbum de música sertaneja; Álbum de música de raízes brasileira; Álbum de raízes brasileiras (regional tropical); Melhor canção brasileira.
O grupo Calle 13 concorre por Gravação do ano; Álbum do ano; Melhor disco de música urbana; Canção alternativa; e Melhor videoclipe.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 5 de novembro em Las Vegas. Na véspera, o cantor e compositor mexicano Juan Gabriel será homenageado como Personalidade do Ano.

Nenhum comentário: