8.21.2009

Marina Silva: governo Lula 'é insensível a causas sociais'


Pedro Paulo Blanco -

BELÉM - Um dia após deixar o PT , a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva elevou o tom das críticas ao governo Lula e disse que o Planalto é insensível a causas sociais. Ao falar sobre a desfiliação, que considerou "dolorosa", disse que parte de sua história ficava no PT:
- Não posso ficar no partido para convencer essas pessoas de que o meio ambiente tem que ser prioridade. Este é um governo insensível às causas sociais - disse Marina, que foi a evento sobre jornalismo ambiental. - Muitas vezes fui criticada, na pasta do Meio Ambiente, chamada de antipatriota, travadora do desenvolvimento, porque não aceito a implantação de projetos onde comunidades indígenas ou tradicionais tenham que ser atingidas ou sacrificadas. E os projetos hidrelétricos da Amazônia não podem ser instalados sem diálogo. É preciso entender que aqui (na Amazônia) moram 25 milhões de pessoas que precisam ser ouvidas.

" Não posso ficar no partido para convencer essas pessoas de que o meio ambiente tem que ser prioridade "

Marina disse que o governo Lula repete erros de seus antecessores ao desprezar ações de desenvolvimento sustentável:
- Deixamos na pasta do Meio Ambiente ações que reduziram o desmatamento em 57%. Estas mesmas ações foram extintas pelo (ex) ministro (de Assuntos Estratégicos) Mangabeira Unger. Desconheço os motivos, mas lamento.
A data do dia 30, especulada como dia de filiação de Marina ao PV, não foi confirmada:
- Digo apenas que me sinto bem à vontade para articular minha entrada no partido.
Questionada sobre a candidatura presidencial, esquivou-se, mas demonstrou bom humor:
- Se nem os candidatos desde criancinha estão confirmando a candidatura, imagina eu, que cheguei agora. Garanto apenas que essa possibilidade é uma grande honra para mim.

Nenhum comentário: