8.19.2009

Gávea ganha espaço de fotografia e consolida um roteiro das artes visuais no Rio

Suzana Velasco

RIO - Uma porta de metal no alto da Gávea esconde um pequeno polo de criação cultural que, atrás da produtora Copacabana Filmes, de Carla Camurati, inaugura nesta quarta-feira (19.08) a Galeria da Gávea, um misto de escritório de arte e espaço de exposições. Descendo a Rua Marquês de São Vicente - que, poucos metros acima, abriga o Instituto Moreira Salles -, há outras cinco galerias de arte, que, mais ou menos escondidas, aproveitam o charme do bairro. O circuito ainda ganhará, no início do ano que vem, a Silvia Cintra + BOX 4, num casarão da Rua das Acácias, firmando a Gávea como o bairro das galerias no Rio.
O espaço que será inaugurado nesta quarta já era usado por quatro fotógrafos como um estúdio, que continuará funcionando. Trabalhando ali há quase quatro anos, e percebendo um embrião do mercado de fotografia, Bruno Veiga, Ana Stewart, Alexandre Sant'anna e Ricardo Fasanello chamaram a curadora Isabel Amado e, juntos, criaram a Galeria da Gávea. Na primeira exposição, "Convergência", são expostas 18 obras, de 18 fotógrafos, incluindo os quatro sócios. A seleção foi feita por Isabel, que quis mostrar um recorte da fotografia contemporânea, incluindo fotógrafos que ela insere num "núcleo maduro", como Luiz Braga e Walter Carvalho, e nomes menos conhecidos, como Murillo Meirelles e Julio Bittencourt.
- O Rio tem qualidade de fotografia, mas ainda não está inserido no mercado como São Paulo. Pretendemos ter uma comissão de curadores e organizar encontros com pessoas do meio fotográfico - diz Isabel, que reconhece que o espaço é mais comercial do que cultural. - Nosso foco são os colecionadores. Em Nova York, há muitos espaços assim, escondidos, que você toca uma campainha e descobre.
No caso da Galeria da Gávea, não dá para tocar a campainha. Todo atendimento será com hora marcada, porque os fotógrafos continuarão trabalhando ali. Mas qualquer pessoa pode ligar e agendar a visita (2274-5200), de segunda a sexta, das 10h às 19h. Além das fotos da primeira exposição, aberta até 16 de outubro, outras 32 obras, de diferentes fotógrafos, já estão no acervo da galeria.

Galeria da Gávea -
Rua Marquês de São Vicente 431, Lj A, Gávea. Tel: 2274-5200. Atendimento com hora marcada.

Nenhum comentário: