8.19.2009

Descontraído, Prêmio Multishow consagra bandas da geração internet em sua 16ª edição

Marisa Monte leva para casa com dois troféus debaixo do braço

Ricadro Calazans*


RIO - Aparentemente, a 16ª edição do Prêmio Multishow não teve nenhum grande vencedor. Os já veteranos Marisa Monte e Skank voltaram para casa com dois troféus debaixo do braço, mas não ficaram acima, no que diz respeito à empatia com os fãs/espectadores, dos (bem) mais jovens Fresno, NX Zero ou Banda Cine, outros premiados da festa. E foi para o público que dialoga com os grupos da "geração internet" que o roteiro do evento parece ter sido direcionado, repleto de referências a redes sociais, interatividade e comunidades virtuais. O encerramento, com uma emocionante homenagem a Rita Lee, deu um toque ainda mais jovial à noite.
A reforma no Theatro Municipal fez bem ao prêmio. Desabrigado de seu habitual palco - fechado para reformas no ano de seu centenário - o principal evento do Multishow transferiu-se do Centro do Rio para a amplidão do Citibank Hall, na Barra da Tijuca, e ficou mais descontraído. Embalada num vestido de couro vermelho assinado por Reinaldo Lourenço e apresentada como "gata e gostosa", a atriz Fernanda Torres, anfitriã da noite, aprovou a mudança de ares.
- Casa nova, cara nova e corpinho de 16 anos. E o melhor é que quem ganhar agora pode agradecer olhando para baixo. Antigamente, a gente só olhava para cima, parecia que estava rezando para Deus - comparou Fernanda, debochada, recordando as vertiginosas galerias do Municipal.
No palco mais democrático da Barra, Marcelo D2 deu início à farra pouco depois das 22h, na companhia de Seu Jorge e das cantoras Maria Gadú, Roberta Sá e Nina Becker. Juntos, cantaram "Pode acreditar", do último disco do rapper. Concorrente em cinco categorias, D2 voltou para casa de mãos vazias, assim como os mineiros do Jota Quest, também indicados para cinco prêmios. Já seus conterrâneos do Skank adoraram a vitória na categoria melhor clipe, pelo vídeo de "Ainda gosto dela".
- Estava com saudade de subir aqui - disse o vocalista Samuel Rosa.
Banda NX Zero
Pouco depois, eles voltaram ao palco para receber o prêmio "Iniciativa" das mãos de Regina Casé. Uma das novidades do ano, a categoria premiou quem mais se destacou ao inovar na distribuição e divulgação de música na web. Samuel fez o segundo agradecimento da noite.
- A web é isso, a gente está cada vez mais próximos de vocês - festejou Samuel.
A essa altura, Fernanda Torres já fizera brincadeiras com o Twitter - vários dos convidados, como Pitty e Rogério Flausino, do Jota Quest, "tuitavam" ao longo do evento - e alertara para o poder da audiência.
- [O prêmio Multishow] é um adolescente que quer saber de tudo a seu tempo: agora - resumiu a apresentadora.
Outro dos novos prêmios da noite, a categoria TVZé deveria escolher paródias dos espectadores de clipes de sucesso. Venceu a versão do (adolescente) Kadu Gauer, de Jundiaí (SP), para "Dalila", de Ivete Sangalo.
Ivete, grávida de sete meses, rivalizou barriga a barriga com Zeca Pagodinho no palco, na simpática dobradinha "Falsa baiana" e "Deixa a vida me levar", um dos bons números da noite. Ana Cãnas levou sua banda para cantar "Como vovó já dizia", de Raul Seixas, ao lado de Arnaldo Antunes e na companhia de PJ, baixista do Jota Quest, numa execução cheia de peso.
E o Little Joy, projeto transnacional de Rodrigo Amarante e do "stroke" Fabrizio Moretti, apresentou "Keep me in mind" assessorado por um grupo de jovens anêmicos nas palmas - nada que intimidasse a recepção calorosa da plateia.
Já o trio NX Zero, Fresno e Strike não foi unânime em sua versão nada sutil do clássico oitentista "Inútil", do Ultraje a Rigor. Ainda assim, fracassos de crítica, mostraram seu poder de mobilização ao faturarem os prêmios de melhor CD (NX Zero, pelo disco "Agora") e grupo (Fresno) do ano.
Da mesma estirpe, a Banda Cine foi eleita a revelação do ano e Debora Teicher, baterista do Scracho, a melhor instrumentista. Todos, invariavelmente, agradeceram aos pais, às famílias e fãs pelos prêmios, depois da bagunça de praxe ao serem anunciados vencedores.
- [Queria agradecer à] minha família, pô, meu namorado - nossos fãs, cara... Se eu ficar aqui vou falar demais, beijo! - agradeceu Debora.

Caetano Veloso, escalado para anunciar o melhor grupo do ano ao lado do filho Moreno, foi na onda.
- Então, aí, cheguei por último porque vamos apresentar algo muito importante - avisou.
Ao cantar o nome do Fresno, porém, ficou com a mão estendida no vácuo, enquanto o primeiro dos gaúchos a subir ao palco se agarrava ao microfone para um sonoro "uhuuuu!". Falta de educação tremenda, assim como a deselegância da plateia ao receber Mallu Magalhães, singela num vestidinho preto, para anunciar (com D2) o prêmio de melhor cantora para Marisa Monte.
- A gente faz música, essa não é uma atividade competitiva, fico feliz de estar aqui entre os melhores - contemporizou Marisa, que já havia faturado o prêmio de melhor DVD pelo documentário "Infinito ao meu redor".
No fim, o guitarrista (e apresentador do Multishow) Beto Lee apresentou uma derramada declaração à mãe, Rita Lee, num vídeo com boas chance de virar hit no YouTube, antes de apresentar três músicas em homenagem à roqueira decana. "Ovelha negra", "Mania de você" e "Lança perfume" foram tocadas por um time dos sonhos: Gilberto Gil, Dadi, Donatinho, João Barone, Bem Gil, Beto Lee e Liminha. Os vocais de Pitty ficaram aquém da homenagem, mas a própria Rita compensou isso com sua frase de agradecimento, à altura de seus momentos mais iconoclastas:
- Cá pra nós, Isa (a netinha Isabela, agarrada à sua perna no palco), vovó preferia esse prêmio em dinheiro. O número da minha conta nas Ilhas Cayman é igual ao da Igreja Universal.
Palmas e gritos. Rock'n'roll é isso.

Confira a lista dos vencedores:
Melhor DVD - Marisa Monte, por "Infinito ao meu redor"
Melhor instrumentista - Deborah Teicher, da Banda Scracho
Melhor show - "Multishow ao vivo", Capital Inicial
Revelação - Banda Cine
Melhor música - "Amado", de Vanessa da Mata
Melhor cantora - Marisa Monte
Melhor CD - "Agora", Nx Zero
Prêmio iniciativa - Skank
Melhor cantor - Seu Jorge
Melhor clipe - "Ainda gosto dela", Skank
Melhor grupo - Fresno
Categoria TV Zé (vídeos da audiência) - "Dalila", de Ivete Sangalo, por Kadu Gauer
*Colaborou Rafael Oliveira

Nenhum comentário: