7.06.2009


ARTE NA INTIMIDADE COM FIGURÓTICO

É com o maior prazer que faço a minha primeira entrevista , ou melhor dizendo, um bate papo descontraído com um dos maiores guitarristas não só da nossa , região mas eu amplio , pois o que esse cara toca é a nível de Brasil .
A idéia desse encontro é vocês conhecerem um pouco da intimidade do artista, por isso o nome da coluna. Estou falando do guitarrista e compositor Figurótico.

Tudo bem irmão, preparado p/ um bate papo na intimidade ?
Figurótico – Claro, Kiba... Perdão, Marco! Na minha vida não tenho muitos segredos não... mas alguns a gente pode revelar aqui.

Arte na Intimidade - Figura , eu garanto que muita gente não saiba o seu nome ou se vc já teve outros apelidos quando era criança , estou errado ?
Figurótico - Você está certo. Meu nome é Edson Flávio e já que você mencionou, eu tive sim apelidos anteriores na época do Colégio Verbo Divino, em que os meus amigos me chamavam de Pimenta, de tento rir da cara dos outros e ficar vermelho. Depois me apelidaram de Ultraje, por causa da banda. A galera sabia que eu era fanático e chegava ao ponto de ligar umas trinta vezes pra rádio pra que eles ficassem no primeiro lugar. Coisa de criança mesmo.

Arte na Intimidade - Como foi uma parte da sua juventude e do que vc fazia e o que vc gosta de fazer hoje alem de ser um músico ?
Figurótico – Como a maioria dos jovens, quis ser jogador de futebol, só que era goleiro. Sonhava em defender o Flamengo, gostava na época do Dasayev (União Soviética, seleção de 82) e do Fillol, argentino que veio defender o Mengão. Joguei futebol de campo no Barra Mansa e salão pelo Municipal. Agarrei bem, acredite. Foi nessa época que comecei a conhecer o rock’n roll. Nessa época já estudava violão, e quando assisti ao show do Ultraje no canecão, em 87 e coisa começou a mudar. Em 2002 fui para o Rio cursar jornalismo. Aqui em Barra Mansa escrevi algum tempo no Folha do Interior. Gosto de dar umas caminhadas por BM, que é um tempo bom para se pensar em composição, principalmente as inacabadas no computador. E claro, ler sobre esse universo literário musical, biografias... A última a ser lida foi do Sting, agora tem a do Clapton que estou ansioso para lê-la. Gosto também do “On the Road”, do Kerouac. Livro que mudou a vida de muita gente; fez Bob Dylan sair de casa, Jim Morrison fundar o The Doors... Ah, e leitura de jornal também é obrigatória.

Arte na Intimidade - E ai vc é um bom garfo e do que vc gosta ?
Figurótico - Pelas tradições da minha família que é descendente de italiano, gosto de massa. Não troco por nada, nem por churrasco, nem por doce, nada! Pizza tradicional é o suficiente.

Arte na Intimidade - Mudando de assunto , vc tem medo de alguma coisa ?
Figurótico - Tenho medo de altura, pode ser até de pára-peito de edifico muito grande já fico tonto.

Arte na Intimidade - Já pensou em fazer sucesso nacional e ja´pensou como deve ser do outro lado?
Figurótico - Sim, claro! Seria hipócrita se dissesse o contrário. Mas são fatores demais para serem conjugados e a coisa acontecer. Nos que abrangem trabalho, competência, auto-avaliação, autocrítica, não estou mal. Mas existem outros como: sorte, pessoas certas – e dispostas a dar um empurrão – dinheiro, e blá-blá-blá...
O mercado esta cada vez mais difícil, principalmente no âmbito do rock’n roll. Acho que a web ajuda e atrapalha ao mesmo tempo. As gravadoras estão pessimistas, não sabem o que virá, que modelo irá (se é que existirá) substituir o antigo. Ainda vai ser possível vender música? O governo daqui a algum um tempo poderá impor um controle na disposição de vídeos, por exemplo, que estão na net? Andei participando de palestras e cursos no Rio, com dono de gravadora, empresários, onde esse tema é constantemente abordado. E o que está se dizendo, não é nada animador. Lembra da música da Plebe, “Contrato milionário, grana, fama e mulheres...”? Pois é, não sei se ainda vão existir contratos milionários com bandas de rock.

Arte na Intimidade - Vc teve um tempo no Rio de Janeiro , como foi sua passagem neste período ?
Figurótico – Foi uma grande fase minha, acho que a melhor. Culturalmente, musicalmente, foi a época que mais compus, mais estudei, li, vi shows. Vibrei morando lá. Sempre tive aquela visão espetacular nas voltas de Cabo Frio, quando passamos pela ponte Rio-Niterói e avistamos o Rio brilhando na noite escura. Toquei em barzinhos de Copacabana, Barra. Até sem microfone toquei, na base do gogó e o violão desligado, pois o lugar não permitia som devido ao baixo volume exigido, que se chamava Ponto da Bossa Nova. E eu não toquei nenhuma bossa lá... Curti muito o Maracanã e no roteiro etílico/gastronômico ia muito ao Cervantes, tomar chope, comer sanduíche de pernil com abacaxi, alugar o Fausto Fawcett; batia cartão na Pizzaria Guanabara, vendo as mulheres da noite carioca às 4, 5 da manhã; e tomava minha dose semanal de rock’n roll no Empório.

Arte na Intimidade - Alguma desilusão ?
Figurótico – Ter chegado pra morar lá nos anos 2000, só não foi 100% porque já não era o Rio dos 80. O fechamento de rádios de rock como Cidade e Fluminense, ajudou o Rio a ficar bem distante de São Paulo e Brasília, que ganham de lavada da cidade maravilhosa nesse aspecto.

Arte na Intimidade - Um desejo atual ?
Figurótico - Tocar em São Paulo e Brasília.

Arte na Intimidade - Lembranças musicais que vc curtiu aqui na cidade ?
Figurótico – Rock in Rua, em 86; Lobão, em 87 com “Vida Bandida” no Ilha Clube; Titãs com “Go Back”, em 1988, e em meados de 90 a Caravana Subindo Prá Maromba, no Gaia Grill, com mais de quarenta músicos dando canja.

Arte na Intimidade - Religião ?
Figurótico - Católico Apostólico Romano e acredito demais em Deus.

Arte na Intimidade - Conselho pra quem quer fazer Rock ?
Figurótico - Não escute rádio, leia a “História do Rock Brasileiro” do Dapieve e escute Deep Purple e Eric Clapton.

Arte na Intimidade - Você já fez alguma musica p/ alguém e esse alguém até hoje não sabe ?
Figurótico - Já, mais vai chegar o dia pra revelar.

Arte na Intimidade Futuro da musica na Região ?
Figurótico - Visão pessimista, os espaços estão ficando todos iguais tocando a mesma música! A luz do túnel está longe ainda, principalmente para o Rock.

Arte na Intimidade - Uma casa aberta p/ musica boa ?
Figurótico – Piano’s Bar do Hotel Embaixador, que abriu as portas para o rock’n roll de vez!!!

Arte na Intimidade - Quem é a sua Tropa Fiel ?
Figurótico - Magoo, Prado, Vitão, Leibnitz e uma porrada de gente de Volta Redonda.

Arte na Intimidade - E no Domingo , qual é ?
Figurótico - Depois de tocar quinta, sexta e sábado, costumo fazer uma Via Crucis pelo bairro do Ano Bom indo da Estação do Bacalhau, passando pelo Gaia, Amarelinho, Papabru, Sensei e futuramente, quando abrir, o Fronteira, dos meus amigos Maninho e Teco. Vale dizer que do lado de cá do Rio também está bem servido de boteco: Bistrô do Serrate, Jorginho, Colarinho e Borracha.

Arte na Intimidade - Figura , antes de mais nada muito obrigado pelo bate papo aqui no " Arte na Intimidade " e vc quer deixar algum recado ?
Figurótico – Pra quem não conhece ainda , o meu site é www.figurotico.com , um abraço p/ todos que navegam no site botecos do vale do café .

Nenhum comentário: