6.20.2009

MENSAGEM AO AMIGO CARYBÉ

Monumento à Cidade da Bahia, por Mário Cravo Jr - Foto: Fernando Vivas / Agência A Tarde

No ontem hoje amanhã eterno

MÁRIO CRAVO JR

Cobrimo-nos com o pó das estradas e com a lama entranhada nos poros a arrecadar ex-votos, esculturas vivas dos sertões, juntos, irmão Caryba, enchemos os corações com o mistério do sol escaldante da infindável caatinga.

Vimos, amigo, a mensagem nos olhos baços do cego andarilho aos pés de Monte Santo. Do Conselheiro Cruz em Canudos,


Antonio Conselheiro, escultura de Mário Cravo Jr, MAM-BA - Foto: Fernando Vivas / Agência A Tarde

rolamos por vezes até as catadupas de Paulo Afonso inda virgem na poderosa magnificência de suas quedas.

Viste, Carybé, na procura do cerne de nosso caboclo, as barrentas águas do São Francisco, e nas carrancas estáticas namoramos o cântico que o homem dedica ao rio.

Cortamos os canaviais de Pernambuco e raspamos por miríades de capelinhas quietas e adormecidas… Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Bahia.

Os santos povoam a trajetória do homem na sua procura.

Percebo, parceiro velho, sua presença inconfundível no meio dos capoeiristas, nas deferências aos Pais e Mães-de-Santo dos terreiros da Bahia; assim estás, como poucos, nas águas de Janaína e por dentro das palhas do velho Omolu.

Trouxeste, amigo Carybé, o sangue de homem e nos servistes em taça feita de folha de fruta-pão. No cântico de amor e vida, praticas, colega dos colegas, oblação de Oxalá na Ribeira que viu nascer e que em noites de lua cheia oferece véus de espuma à praia noiva, e deixou em tua alma, irmão, o sinal negro do Abaeté, por isto, desenhas poemas.

Morre Bugalho, crucificado em berimbau, enquanto Onça Preta salta numa perna só, qual saci redivivo, herói da liberdade.

Todas as imagens vêm a mim, quando com palavras tento situar o que não tem tempo e que já existia antes e depois de nós.

Ao despontar brancos e risonhos cabelos sobre os sucos acentuados que marcam anos de paixão colhemos frutos sazonados, maduros, a marcarem a compreensão dos homens; nossos amigos e irmãos são agradáveis, a aragem é benfazeja, mesmo fosse ela gerada por lágrimas e noites insones.

Na terra, na madeira, na água, no sal, na noite, no sol e nos homens estás, Carybé, como homem inseparável desta Cidade de Salvador, para agora e sempre.


Mário Cravo Jr - Foto: Elói Corrêa/ Ag. A Tarde


(Texto escrito pelo artista plástico/escultor baiano Mário Cravo e lido pelo artista no seminário ‘Encontro com Carybé’ realizado no MAM-Museu de Arte Moderna da Bahia, em 22 de maio de 2009, evento paralelo à exposição em comemoração aos 70 anos da chegada primeira de Carybé à Bahia. Participaram do seminário, além de Mário Cravo, Dona Nancy Bernabó – mulher do argentino/baiano, Ramiro e Solange – filhos, Dr. Gilberto Sá – presidente da Fundação Pierre Verger, a escritora Myriam Fraga – diretora da Fundação Casa de Jorge Amado e o jornalista/escritor José de Jesus Barreto)

Nenhum comentário: