6.14.2009


DOENÇA DE ALZHEIMER

A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos. Produzindo assim, a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar. Que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.

As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas (conjunto de funções intelectuais). Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença:
Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.

Outras possíveis causas

Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.

Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.

Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.

No idoso com demência, o ato de alimentar-se pode ser mais complicado, pois pela confusão mental e pela dificuldade de realizar até as mais simples tarefas, como "fazer seu próprio prato" e levar o garfo à boca, pode gerar stress, cansaço para ele e seus cuidadores.

O controle do peso do idoso é importante e deve ser feito mensalmente. Na doença de Alzheimer e nas outras patologias que cruzam com demência, em fases mais avançadas, os idosos podem apresentar perda de peso, lenta e gradual, mesmo com a dieta correta e adequada.

Se o idoso tem bom apetite, não apresenta problemas para engolir, é independente na mesa, e alimenta-se com (carnes, ovos, leite, cereais, legumes, verduras, pães, sucos, frutas), ótimo!

Agora, se é um idoso dependente, que necessita de ajuda para comer, engasga com facilidade, mastiga com dificuldade a dieta tem que ser pastosa, temos que variá-la ao máximo, para não causar desnutrição, principalmente de proteínas.

DIETA PASTOSA RICA EM PROTEÍNAS ANIMAIS


MINGAU: enriquecer o leite com frutas liquidificadas ou amassadas, gema de ovo pré-cozida ou geleia de frutas


VITAMINAS: adicionar ao leite, farináceos à base de cereais integrais, com ou sem açúcar, sorvetes em massa, leite em pó.

CARNE: liquidificadas e adicionar em purês.

VEGETAIS FOLHOSOS: adicionar a purês.

CEREAIS: Papa de arroz, angu.

LEGUMINOSAS: amassar com garfo ou passar em peneira fina.

SOPAS: Tipo cremes, preparadas em molho branco; à base de leguminosas liquidificadas, ou fubá com adição de carnes.

PÃES: de forma sem casca; adicionadas ao leite (papinha); doces ou roscas.

QUEIJOS: cremosos ou em pastas.

SOBREMESAS: pavês, mousses, pudins, arroz doce, curau, frutas cozidas ou em pasta.

LÍQUIDOS: leite ou iogurtes batidos com farináceos ou frutas; sucos de frutas e legumes com adição de farináceos.

*Borges, V.C.; Silva, M.L.T.; Waitzberg,D.L.; Desnutrição e terapia nutricional na Dç de Alzheimer. Revista Brasileira de Alzheimer. 1997; 01: 09-13.


Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
Centro – (24) 3322-3715
Vila Nova – (24) 3326-5487
Celular –(24) 8813-4072
sandranutti@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o texto! Achei esclarecedor
Parabéns!!