6.15.2009

'Divã' é premiado no Festival de Cinema de Miami


RIO - O longa-metragem "Divã" foi o grande vencedor do 13º Festival de Cinema Brasileiro de Miami. A comédia dirigida por José Alvarenga Jr., com Lilia Cabral, levou sete prêmios, o Lente de Cristal, incluindo melhor filme, dos júris oficial e popular. "Loki - Arnaldo Baptista", sobre a vida do músico fundador dos Mutantes (que estreia no Brasil dia 19 de junho), ganhou o prêmio de melhor documentário.
A cerimônia de premiação aconteceu na noite de sábado, no Colony Theater. Lilia Cabral recebeu o prêmio de melhor atriz por "Divã". Cauã Raymond, que também estava presente ao evento, dividiu o prêmio de melhor ator com João Miguel pelo filme "Se nada mais der certo", longa do brasiliense José Belmonte. O filme estreia no Brasil em 14 de agosto.
O curta-metragem "Sildenafil", de Clovis Mello, foi o grande vencedor na categoria: levou as Lentes de Cristal de melhor filme dos júris popular e oficial, melhor direção, roteiro, além do prêmio aquisição entregue pelo Canal Brasil no valor de R$ 10 mil.
Os júris de longas e de curtas-metragens, ambos presididos pelo cineasta Bruno Barreto, são formados por profissionais da indústria audiovisual americana e latina.
Além de presidir o júri, Bruno Barreto foi homenageado pelo conjunto de sua obra. Durante a cerimônia, ele recebeu a Lente de Cristal das mãos do filho, Gabriel Barreto, que estuda cinema em Nova York, e das três diretoras do festival, Claudia Dutra, Adriana Dutra e Viviane Spinelli.
O Festival de Cinema Brasileiro de Miami é realizado desde 1997 e seu sucesso originou a criação do Circuito Inffinito de Festivais, que hoje conta com eventos em Buenos Aires, Madri, Roma, Nova York, Vancouver e Barcelona, além do Cine Fest Brasil-Canudos, na Bahia. Este ano, o evento também estará presente pela primeira vez nas cidades do Cairo, Londres e Istambul.
Veja a lista dos vencedores:
LONGAS-METRAGENS
Melhor Filme - "Divã", de José Alvarenga Jr.
Melhor Documentário - "Loki, Arnaldo Baptista", de Paulo Henrique Fontenelle
Melhor Filme Júri Popular - "Divã"
Melhor Diretor - João Alvarenga Jr. ("Divã")
Melhor Ator - Cauã Reymond e João Miguel ("Se nada mais der certo")
Melhor Atriz - Lilia Cabral ("Divã")
Roteiro - Claudio Marcelo Saback ("Divã")
Fotografia - Lula Carvalho ("Feliz Natal")
Direção de Arte - Claudio Domingo ("Divã")
Montagem - Diana Vasconcellos ("Divã")
Som Direto - "Favela On Blast", de Leandro HBL e Wesley Pentz
Edição de Som - "Favela On Blast", de Leandro HBL e Wesley Pentz
CURTAS-METRAGENS
Melhor Filme - "Sildenafil", de Clovis Mello
Melhor Filme Júri Popular - "Sildenafil", de Clovis Mello
Diretor - Clovis Mello ("Sildenafil")
Direção de Arte - Daniel Bruson ("Dossiê Rê Bordosa")
Fotografia - Rodrigo Monte ("Domingo de Páscoa")
Roteiro - Clovis Mello ("Sildenafil")
Prêmio Aquisição do Canal Brasil - "Sildenafil", de Clovis Mello
Fonte O Globo

Nenhum comentário: