6.18.2009

Colaboração Angela Chaloub

achada no palco do Cotton Club, NY, anos 20


É quase certo que tenha sido lá, no Cotton, a primeira audição de "Black and tan fantasy", em meados dos anos 20, apenas para brancos (ricos, artistas do show business, gangsters), já que os negros, ironica e perversamete, eram proibidos de entrar. Duke Ellington a gravou pela primeira vez em 1927. Apesar de ser um homem de classe média alta, Duke sempre se identificou com as causas de seu povo. Rejeitou, por exemplo, a ópera de George Gershwin "Porgy and Bess", por considerá-la inautêntica e oportunista."Black and tan fantasy" é uma das primeiras obras em que Duke utiliza o que ficou conhecido como jungle style, caracterizado pelo emprego expressionista de instrumentos de sopro como o trompete e o trombone, que procuram, coadjuvados pelo mute (surdina) traduzir o sofrimento dos negros, arrancados de seu ambiente para serem explorados e humilhados pelos brancos. Neste registro ao vivo, no Festival de Newport, em 1956, destacam-se, pela ordem, Russel Procope (sax-alto), Cat Anderson (trompete), o próprio Duke (piano), Butter Jackson (trombone) e de novo Russel (clarinete) e Cat, trompete.
(Arquimedes Luiz)

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