5.04.2009


VALOR NUTRICIONAL DO PEIXE

Além do saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação.

É excelente substituto da carne, sendo de mais fácil digestão por possuir pouca gordura. É rico em proteínas, sais minerais (como o cálcio, fósforo, iodo e cobalto) e vitaminas A, D e B, responsáveis pelo bom desenvolvimento do organismo. O cálcio e o fósforo são importantes para o cérebro, evitando assim o cansaço mental.

Para que não perca suas propriedades nutritivas, o peixe descongelado não pode ser novamente congelado. Ele deve ser descongelado na geladeira, podendo estragar se for descongelado na água corrente.

algumas espécies desse alimento são gordurosas, como o Salmão que é rico em Ômega 3, uma gordura saudável que eleva o bom colesterol (HDL) e diminui o mal colesterol (LDL), diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda no combate das inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas. Mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango.

Por isso, o peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, pode ser introduzido na alimentação da criança (juntamente com carne de boi e frango) assim que esta, começar a receber os alimentos complementares (em torno de 6 meses de idade), exceto se houver historia familiar de alergia a peixe. Neste caso, sua introdução pode esperar mais um pouco e, quando realizada, deve ser ofertado um tipo de peixe de cada vez e a criança deve ficar sob observação. Uma ótima alternativa é o cação, devido não ter espinhos. A introdução de peixe na alimentação da criança é importante, para garantir o suprimento de ferro e proteger-lhe do risco de anemia.
E não pode faltar na alimentação dos idosos, já que diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.

SALMÃO LIGHT

Por: Eliane Costa Cruz Cunha Peixoto

INGREDIENTES

1 kg de salmão em filés
Suco de um limão
Alecrim
100 g de manteiga light Itambé
Alcaparras
Sal a gosto
2 colheres de shoyo

MODO DE PREPARO

Tempere o salmão com limão e sal. Coloque em uma forma para ir ao forno. Jogue por cima o alecrim, as alcaparras e a manteiga em pedaços. Pré-aqueça o forno. Cubra o salmão temperado com papel alumínio e deixe no forno alto por 15 minutos. Retire o papel alumínio, regue com o shoyo e deixe no forno até terminar de dourar. Sirva com arroz branco e batatas sautée.

Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista

Centro: 3322-3715
Vila Nova: 3326-5487
Cel: 8813-4072
sandranutti@yahoo.com.br

Nenhum comentário: