4.27.2009



Nutrição e cabelo

Quem nunca escutou a expressão "o cabelo é a moldura do rosto"? A verdade é que os cabelos têm um papel fundamental na composição da nossa aparência.

Uma alimentação variada, rica em verduras, legumes, frutas, carnes e leite, fracionados devidamente durante o dia, respeitando o seu valor energético total não é só importante para a saúde, mas também para a beleza da sua pele, unhas e cabelos.

Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos demais, podem representar uma dieta desequilibrada. Deficiências de algumas vitaminas e minerais também causam prejuízos, como queda de cabelos.

- Aminoácidos e Proteínas - Estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Encontrados em carnes, ovos, leite, derivados do leite, grãos.

- Cobre - Estimula o crescimento dos cabelos. Presente em nozes, castanhas e ostras.

- Ferro - Combate anemias e problemas dos cabelos relacionados a deficiências de ferro. Encontrado em fígado, gérmen de trigo, amêndoas, passas, feijão / lentilha e folhas escuras.

- Zinco - Estimula o crescimento dos cabelos e reduz a oleosidade. Presente na carne, gérmen de trigo, levedo de cerveja, nozes, gema de ovo

- Óleo de linhaça - Melhora a aparência e o brilho dos cabelos. Encontrado nos grãos de linhaça e nos pães feitos com grãos de linhaça.

- Complexo B, Vitamina C, Vitamina E e CoQ10 - Diminuem a calvície e deixam o cabelo mais bonito.

* Complexo B (soja, lentilha, gema de ovo, abacate, cenoura, semente de girassol, peixes),

* Vitamina C (acerola, goiaba, couve, brócolis, pimentão verde, espinafre, laranja, morango),

*Vitamina E (óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, nozes, amendoim)

*Coenzima Q10 (CoQ10) é essencial para a produção de energia de cada célula no corpo. Laticínios, carnes, aves, e peixes.

Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
Centro – 3322–3715
Vila Nova – 3326-5487
sandranutti@yahoo.com.br

Nenhum comentário: