3.23.2009



Márcia,

Tenho 25 anos e até hoje não decidi que profissão seguir, isto me deixa muito angustiada. Comecei o curso de Direito por causa do meu pai, não gostei e parei. Depois, por influência do meu avô materno, fui fazer Odontologia, também não me encontrei. Agora minha mãe tem insistido para que eu faça Psicologia, diz que tem tudo a ver comigo e também era o curso do sonho dela, mas não conseguiu fazer.
Você acha que tem alguma coisa que possa fazer para sair deste conflito?
Aguardo sua resposta ansiosa. Obrigada.

Nome fictício: Aline

Oi Aline,

O momento da escolha profissional, em geral, é muito angustiante.
O receio de errar, de perder tempo, de não ser bem sucedido, tudo isso aparece nessa hora.
Pelo que relatou a família tem tentado ajudar decidindo por você, o que de fato não resolve, só aumenta sua confusão.
Você pergunta se tem algo a fazer, claro que sim.
Buscar a psicoterapia para ajudá-la a entender e solucionar o que a aprisiona e a impede de caminhar em direção a vida adulta me parece de fundamental importância.


Uma das portas de acesso ao mundo adulto é a profissão e o trabalho.
Será que você está com receio de crescer, de enfrentar novas formas de viver? A independência a assusta? Reflita!
Quanto à escolha profissional três condições são fundamentais:
BUSCAR O CONHECIMENTO DE SI MESMA (quem você é, seus gostos, interesses, afinidades)
BUSCAR CONHECER AS PROFISSÕES
(saber o que faz, o que estuda, o mercado de trabalho, onde estudar) e por último,
INTEGRAR OS DOIS CONHECIMENTOS ANTERIORES
(quem eu sou combina com o perfil da profissão que penso escolher?)
Além disso, converse com as pessoas, discuta suas dúvidas, procure interagir com quem exerce a atividade que pretende, mas NA HORA DE DECIDIR, DECIDA SOZINHA!
Um bom trabalho de Orientação Vocacional e Profissional também está indicado.
Desejo que encontre o melhor caminho.

Psicóloga, Psicanalista, Terapeuta de Casais e Famílias, Orientadora Vocacional e Profissional.
Estabelecida há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo deste espaço é gerar a possibilidade de reflexão em torno do tema proposto e de maneira nenhuma poderá substituir o processo psicoterápico.
· A identidade de quem pergunta será sempre preservada.

Nenhum comentário: