2.13.2009

Alimentos funcionais


Nos tempos da vovó já se sabia que os alimentos são grandes responsáveis por combater e prevenir doenças. Isso se perdeu com o acelerado ritmo da vida moderna e da necessidade de consumir alimentos que não dão “trabalho” para preparar.


Hoje em dia, isso está mudando! Há um grande interesse sobre o tratamento e prevenção de doenças pela alimentação, através dos chamados alimentos funcionais ou nutracêuticos.

Um alimento é considerado funcional, quando fornecem nutrientes básicos como energia e proteínas, possuindo em sua composição bioativos (forma primaria de nutrientes), capazes de prevenir precocemente doenças degenerativas, atuando na prevenção do envelhecimento orgânico.

Um desses alimentos são as fibras, que são substâncias de origem vegetal essenciais para manter o bom funcionamento do intestino, evitando doenças como câncer intestinal.

Outras importantes funções das fibras é o de auxiliar no combate do colesterol elevado e do diabetes. Elas provocam saciedade, ou seja, evita o consumo de exageradas quantidades de alimentos evitando assim, a obesidade.

Encontramos fibras nas frutas, vegetais folhosos principalmente os crus, grãos e cereais integrais.

Sandra Helena Mathias Motta
CRN 09100018
Centro 3322-3715
Vila Nova 3326-5487
Cel 8813-4072

Nenhum comentário: