3.24.2011

Projeto em homenagem a Sivuca começa neste sábado

Está agendado para o próximo sábado, 26, o início do projeto “Sanfoneando - 80 Anos do Mestre Sivuca”. O projeto homenageia o compositor e multi-instrumentista Sivuca, celebrando sua obra no ano em que o músico completaria 80 anos.
“Sanfoneando - 80 Anos do Mestre Sivuca” tem em sua programação shows que serão realizados nos próximos quatro finais de semana no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Diversos sanfoneiros se reunirão para esta homenagem.
Além dos shows, está programada no dia 06 de abril uma palestra com Flavia de Oliveira Barreto, filha de Sivuca. Na palestra Flavia conta a trajetória do artista mostando ao público raridades em áudio, fotos e vídeos, além de dar uma abordagem das composições em contextos históricos.
O projeto foi idealizado por Claudia Ernest Dias e tem curadoria de Flavia de Oliveira Barreto. A direção é de Inez Viana, com direção musical de Marcelo Caldi, integrante dos conjuntos Quinteto Sivuca, BR-6 e Libertango. Nos dias dos shows, o ator Diogo Camargos será o mestre de cerimônias e vai contar um pouco sobre as criações musicais de Sivuca.
Inicialmente o projeto estava agendado para começar no último dia 19, mas foi adiado devido à visita do presidente Barack Obama no Rio de Janeiro. Confira abaixo a programação dos shows:

26 e 27/03/2011 -
Orquestras de Sopros e dos Flautistas da Pro Arte com participação de Kiko Horta: Formado por jovens entre 18 e 23 anos, dirigida pelos músicos e professores Claudia Ernest Dias e Raimundo Nicioli, as orquestras de Sopros e dos Flautistas apresentarão outra parcela das composições de Sivuca através de arranjos originais de músicos como Carlos Malta, Zeca Assumpção, Caio Senna, Raimundo Nicioli e Bia Paes Leme, entre outros. Neste espetáculo teremos a participação do sanfoneiro Kiko Horta, interpretando algumas das muitas parcerias musicais de Sivuca com poetas como Paulo César Pinheiro, Paulinho Tapajós e Chico Buarque.

02 e 03/04/2011 -
Marcelo Caldi recebe Fábio Luna e Quarteto Sivucordas com participação de Adryana BB: O recital de sanfona com Marcelo Caldi, Fábio Luna e Quarteto Sivucordas (quarteto de cordas formado especialmente para este projeto, arregimentado e coordenado pela violinista Ana de Oliveira), apresentarão uma releitura e adaptação da obra e dos arranjos sinfônicos de Sivuca, com participação da cantora Adryanna BB.

09 e 10/04/2011 -
Quinteto Sivuca com participação de Nicolas Krassik: O Quinteto Sivuca, conjunto que faz uma releitura ousada e contemporânea de sua obra, surpreende o público, não só pela qualidade musical e virtuosidade, mas também pela inovação e atitude numa viagem pela riqueza da música brasileira – uma marca da obra de Sivuca – com muito forró, choro, frevo, baião, bossa nova, música erudita, world music e muito “jazz tupiniquim”, conforme expressão do próprio artista, demonstrando a vitalidade e permanência de uma obra musical sem precedentes. Faz um passeio pelo que há de melhor na música brasileira, entre forrós, frevos, choros, valsas, bossas e “jazz tupiniquim”, complementada pelo violino de Nicolas Krassik.

16 e 17/04/2011 -
Encontro dos Sanfoneiros com participação de Marcelo Mimoso: Com os sanfoneiros Alessandro “Bebê” Kramer, Marcelo Caldi, Kiko Horta e participação de Marcelo Mimoso, neste espetáculo será apresentado um panorama da obra de Sivuca para sanfona, bem como suas influências e músicas que ele gostava de tocar no instrumento, ressaltando os aspectos de apresentação de sanfona solo, em duo, trio e as que ele gostava de tocar.

Sanfoneando - 80 Anos do Mestre SivucaCentro Cultural Banco do Brasil - Rua Primeiro de Março, 66
Horário: 18h00
Ingressos: grátis
Informações: www.bb.com.br/cultura / twitter.com/ccbb_rj

Nenhum comentário: