5.05.2010

Salão do Pinhão apresenta uma exposição de artes em pintura, desenho e escultura


Bárbara Borges
De abril a maio, durante a temporada do pinhão, Visconde de Mauá promove o Salão do Pinhão. Uma exposição de artes, onde os convidados, utilizando as mais diversas técnicas em pintura, desenho e escultura, criam trabalhos com referência ao pinhão, ao nosso pinheiro brasileiro, a araucária, e suas peculiaridades.
O Salão acontece no Centro Cultural Visconde de Mauá, e abre sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h de 29 de abril a 31 de maio. Durante a semana, visitas guiadas para a comunidade escolar, previamente agendadas. O projeto conta com o apoio da Associação Comercial de Visconde de Mauá (ACVM) e da Casa da Cultura Macedo Miranda, da Prefeitura Municipal de Resende.
Este ano, em sua quinta edição, o Salão do Pinhão realizou a abertura, no dia 28 de abril, às 19h30, com um vídeo de cerca de 6 minutos de duração, elaborado pelo cineasta Gilberto Lopes, com uma viagem pela Serra da Mantiqueira, em homenagem à araucária, para apresentar os vinte trabalhos que estão sendo expostos. A inauguração também foi animada com música, de Luciano Jardim e Banda, e algumas guloseimas feitas a partir do pinhão, como o pão e pastéis.
Segundo a criadora e diretora do Centro Cultura, Márcia Patrocínio, essa é uma forma de enriquecer a temática local e aumentar a abrangência da Festa do Pinhão e do Concurso Gastronômico, que acontecem a 18 anos na vila de Visconde de Mauá.

Também para o V Salão do Pinhão foram selecionados 21 expositores, que apresentam trabalhos entre desenhos, pinturas até esculturas que remetem ao tema do pinhão.
-Antes eu procurava as pessoas, mas hoje eles costumam me procurar, próximo da data dos eventos. Não tem uma regra para os escolhidos, normalmente, os vinte primeiros inscritos tem espaço garantido, desde que cumpram o regulamento que existe - explica Márcia Patrocínio que conta ainda não precisar de uma curadoria para a seleção das obras.
O público que vai à exposição interage com a mostra, durante a visita, apreciando ou adquirindo as obras, assistindo ao vídeo, fazendo compras no "Bazar do Pinhão", com produtos artesanais com base na temática. Além disso, os visitantes são convidados a votar no trabalho que foi seu preferido ou que mais o impressionou.
- Ao final do Salão, abrimos a urna com os votos populares, e fazemos uma premiação simbólica para os três mais votados - explica Márcia.
Já para as visitas escolares, a interação vai mais longe ainda, além do que normalmente é oferecido a todos os visitantes, os alunos têm a oportunidade de fazer um bolo de pinhão, orientados pelos chefs de cozinha, Dalton Rangel e Mariana Palmeira, e colocam a mão na massa.
- Essa interação dos visitantes com a exposição e as visitas guiadas são novidades para este ano. Os alunos fazem o bolo com os dois chefs convidados e enquanto está no forno, eles podem conhecer a mostra. Depois dois sentam para apreciar a receita que eles mesmo fizeram - conta Márcia, acrescentando que recebem crianças de 3 anos até a idade do segundo grau.

Objetivo
O Centro Cultural Visconde de Mauá é um espaço que busca um maior alcance da arte em conjunto com a natureza da Serra da Mantiqueira. Já recebeu mais de 40 exposições, além de reuniões locais lançamento de CDs e livros. O local também abriga uma biblioteca, e já é apontado como um ponto de leitura, pelo Governo Federal.
E o Salão do Pinhão, dentre os inúmeros eventos, é uma das maiores atividades desenvolvidas pelo Centro, por conseguir envolver uma temática local ao mesmo tempo que abre espaços para todos que queiram se interagir com as preciosidades e riquezas da sua região. E de todas as exposições que acontecem, em torno de sete por ano, essa é a mais visitada.
Segundo Márcia, são esperados que cerca de 900 visitantes passem pelo local, durante os dias de exposição.
-Conseguimos também trazer a maioria das escolas para cada evento, isso é muito importante - aponta.
O Salão do Pinhão, que normalmente permanece aberto até o final de maio, neste ano será prolongado até o dia 7 de junho, quando é comemorada a semana da APA (Área de Proteção Ambiental) da Mantiqueira.
 Vivemos em uma área de proteção e precisamos preservar, resolvi então, aproveitar o cenário da exposição que já está pronto, para tratar desse assunto também - explica a idealizadora, que termina explicando a importância do evento para a região e para a preservação e recuperação da espécie.
Segundo ela, uma árvore brasileira e abundante na região não pode ser ameaçada.
- O Salão é uma forma de levar ao público a consciência da preservação e recuperação dessa espécie brasileira, além de ratificar uma identidade cultural local - finaliza Márcia, em forma de convite.

Serviço
Salão do Pinhão - Exposição fica aberta até o dia 7 de junho, no Centro Cultural Visconde de Mauá aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h. Durante a semana, visitas guiadas para a comunidade escolar, agendadas previamente. Informações: (24) 33872137

Nenhum comentário: