5.13.2010

ENTREVISTA COM MARCUS MODESTO

JORNALISMO

Qual é sua especialidade? De que assuntos você trata?
Blog voltado para a divulgação de Eventos Culturais,Shows,Relação de Bares,Restaurantes, Pousadas,Hoteis e Fazendas da Região do Vale do Café

Em que meios você trabalhou?
Televisão e Jornais Diários

Um endereço web onde possamos ver algo sobre você?
www.botecosdovaledocafe.blogspot.com

O que é noticia?
Uma série de fatores envolve o processo que transforma uma pauta em notícia.
Claro que o bom senso do jornalista é o que determina o que será ou não notícia, pois o profissional analisa a realidade dos fatos e a transmite para o público. Portanto, nem tudo o que acontece torna-se notícia

O que é para você a objetividade?
Ser claro, honesto e objetivo

Qual é a melhor manchete que você leu?
Sinceramente eu não sei...talvez Obama na Casa Branca...

Qual é a manchete que você gostaria de ver algum dia nos jornais?
Acabou a impunidade no Brasil

Que jornal você compra aos domingos? Onde você o lê?
não compro

A liberdade de expressão acaba onde começa a linha editorial da mídia?
Sim. A liberdade de expressão sempre termina quando começam os interesses dos proprietários do veículo e seus interesses comerciais.

O jornalismo de analise e investigação está se perdendo?

Acredito que sempre haverá espaço para o jornalismo de análise, principalmente para um público mais exigente que busca uma informação mais apurada.
Quanto ao jornalismo investigativo penso que está cada vez mais escasso. Muitos profissionais não querem arriscar suas vidas por causa de uma notícia.

Com uma câmera em cada telefone, cada cidadão se transforma em um correspondente?
Não. Não são os aparelhos tecnológicos que transformam um cidadão comum em um jornalista correspondente. É necessário um olhar crítico sobre a realidade a ser avaliada, o que só pode ser feito com qualidade por um profissional da comunicação.

Como você explica o auge do jornalismo dedicado ao show business?
Porque tem público e porque é um tipo de jornalismo extremamente barato de ser produzido. Basta colocar um fotojornalista em qualquer lugar da moda e esperar a primeira celebridade de ocasião aparecer e está feita uma notinha.

Qual é sua posição sobre o direito dos famosos a sua intimidade?
A fama tem seu preço e só estão nela àqueles que realmente se dispuseram a pagar o que ela pede. Sua intimidade passa a pertencer ao público, como regra de contrato pela glória e pelo glamour recebido.

O que você pode nos ensinar sobre a arte da entrevista?
Entrevistar não é fácil, exige treino, preparo, mas principalmente sensibilidade. Depende muito também do entrevistado, mas é básico saber: entrevistas devem fluir como uma conversa. Por isso é importante que o jornalista esteja à vontade e deixe o entrevistado mais à vontade ainda, assim, ele diz mais do que pretendia dizer, e isso transforma a matéria, leva além.
Mas para que o jornalista fique à vontade, é importante que ele se prepare bem antes de partir para a entrevista, estudando bem a pessoa com quem irá conversar, saber de sua história, sua trajetória, os fatos mais marcantes. Além disso, é imprescindível ter claro na mente o que se quer revelar desta personalidade, tirar dela o que as pessoas querem realmente saber. Quando se faz isso com transparência e honestidade, fica fácil e prazeroso.

Pessoas famosas que você entrevistou
Mieli,Lula,Francis Hime, José Dirceu, MPB4, etc....etc....

O jornalismo blog está revolucionando a profissão?
Sim, levando em conta que o jornalista tem maior liberdade para opinar sobre questões que, em um veículo normal, não poderia.

O jornalismo de papel desaparecerá?
Não acredito nisto

O que você pensa de imprensa gratuita que se distribui nas cidades?
Devido aos recursos limitados, costuma ser de baixa qualidade na grande maioria (existem exceções). No entanto, acredito que quanto maior o alcance da imprensa, mais democrática ela se torna e, para isso, a gratuidade às vezes é um item importante.

Qual é o livro que você gostaria de escrever?
Algo sobre ciclismo

Algum lema ou principio ético esclarece suas decisões em momentos de confusão?
A verdade

Que conselho você dá a alguém que acaba de sair da faculdade e quer se introduzir na profissão?
Sempre conferir a fonte e publicar a verdade

Entrevista publicada

Nenhum comentário: