2.06.2010

CARNAVAL 2010: Tudo pronto para o Carnaval em Angra

Angra dos Reis
Com uma extensa programação divulgada  pela TurisAngra, a prefeitura promoverá uma maratona de eventos festivos e culturais antes, durante e depois Carnaval. A folia começará no dia 10 e só vai terminar na madrugada da Quarta-feira de cinzas.
Ao todo, serão 25 blocos desfilando pelas ruas da cidade. O primeiro a levantar a galera será o Feliz Idade, enquanto o encerramento da Festa de Momo ficará por conta do Quarta Sem Lei. Além disso, bandas e DJs vão estar espalhados em 13 bairros da cidade para agitar a cidade de uma maneira geral.
A folia nos bairros começa no sábado, dia 13, com o desfile dos blocos Mocidade Unida da Paz, no Belém, e Chamego Unido, no Frade. A prefeitura também contratou bandas e DJs que animarão as comunidades com shows noturnos e matinês. As atrações se apresentarão nas estruturas de palco que serão montadas nas comunidades de Vila do Abraão, Frade, Japuiba, Monsuaba, Perequê, Praia Brava, Vila Histórica de Mambucaba, Araçatiba, Bonfim, Camorim, Enseada e Jacuecanga. Haverá lambaeróbica na praia da Porteira, na Japíba, e show gospel no Provetá.
Além dos blocos que estão no quadro abaixo, Angra conta com os grupos Minhocas Nativas, Mocidade Unida da Paz do Belém, Chamego Unido, do Frade, e Império do Frade, todos embalados por baterias próprias. Os blocos dos Artistas, Nega Maluca e Galinhas de Garatucaia vão animar os foliões com marchinhas tocadas por bandas ao vivo.
No ritmo do axé vão os blocos Sururu Formado, Conexão Bahia, Galera do Rock, Bloco do Bonfim, Pé na Jaca do Camorim, Vai Quem Quer da Monsuaba e Alcoólatras de Plantão, da Vila do Abraão, na Ilha Grande.

Confira os blocos que estarão nas ruas:
Bloco Feliz Idade: terá como enredo "Pinguim é carnaval, é Botafogo, é Feliz Idade 2010", numa homenagem ao saudoso Milton Paz de Souza, o popular Pinguim, ex-vereador nas décadas de 70 e 80 e um apaixonado pelo time da estrela solitária.
Assombrosos do Cruzeiro: vão apresentar os seus tradicionais bonecos assombrosos, sendo que alguns deles virão representando a música "Thriller", de Michael Jackson, inclusive com a figura do próprio cantor. A bateria e os seus interpretes relembrarão sambas-enredos de escolas do Rio.
Bloco da Imprensa: trará para as ruas o tema "Angra vibra! O Rio é Olímpico e o Brasil é Copa", numa referência à realização de dois dos maiores eventos esportivos do mundo. A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e os Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro. O enredo também vai fazer alusão ao Rio, à cidade maravilhosa, ouro em belezas naturais, como Angra e a sua Ilha Grande, uma das sete maravilhas do Rio.
Acadêmicos do Caravela (Morro do Perez): vai reviver o enredo do ano de 2002 "Angra, paraíso tropical", contando um pouco do começo da história de fundação do bloco que teve origem no time de futebol de praia da cidade e também vai destacar as belezas naturais do município, como suas praias e ilhas.
Malhação da Fortaleza: irá homenagear a história da construção naval brasileira falando dos 50 anos do antigo estaleiro Verolme, hoje BrasFels. Os trabalhadores são figuras centrais da homenagem da agremiação.
Bloco da Jaqueira (Morro da Caixa D`Água): trará para a avenida o enredo "Velha Guerreira", que vai reverenciar a história de vida de Dona Alta, da tradicional Padaria do Comércio.
Bloco Mocidade do Marinas: apresentará o enredo "José Elias Rabha, coitadinho na política e na vida", numa homenagem a um dos mais representativos vereadores angrenses e as suas inúmeras histórias na política, na vida familiar e cotidiana de um homem simples e carismático. José Elias Rabha era chamado carinhosamente de "Coitadinho", apelido esse dado por populares na época.
Unidos da Porteira (Japuiba): vai exaltar a beleza, a luta e o importante papel delas na sociedade, dando destaque as mulheres do bairro.
Bloco Unidos de Jacuecanga: virá com o enredo "Diga não à violência. Eu quero paz!", traduzindo um sentimento que ecoa pelo mundo, no sonho de cada vez mais conscientizar as pessoas pela importância de uma sociedade sem violência.
Bloco Mocidade Unida do Tatu: assim como o Caravela, o Tatu vai reviver um tema já desenvolvido pela agremiação, no ano passado, denominado "Angra e suas belezas naturais", explorando o potencial paradisíaco da cidade.
Quarta sem Lei: vai falar da riqueza da fauna da região, mais especificamente das inúmeras espécies de pássaros, tendo como tema "Liberdade para voar".

Nenhum comentário: